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dc.creatorScantbelruy, Iranvith Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736698953197079por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.date.available2013-10-04-
dc.date.issued2010-06-28-
dc.identifier.citationSCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168-
dc.description.resumoO tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoaspor
dc.description.abstractThe theme of this study is the education of the deaf and the implications of the use of technological intermediaries in teacher`s education. Aiming at large, understand how to configure and articulate New Technologies of Information and Communication in Deaf Education in the city of Manaus-AM. The specific objectives are to identify the contributions of New Information Technologies and Communications for the Education of Deaf and see how the new technologies of information and communication are negotiated and problematized by the deaf and professionals involved with the education of this group. The research was performed at the Course of Literature / Brazilian Sign Language, developed in distance mode from the Federal University of Santa Catarina, in the center of the Federal University of Amazonas. The methodological procedures were graded in qualitative methodology and used the technique of individual interviews with semi-structured instruments. The research subjects were the deaf students and technical-pedagogical staff of the pole of the Federal University of Amazonas. Among the results, we identified that the use of technological mediators contributes, positively, to the training of deaf educators, especially if they are planned according to their specificities, namely, from the sign language and visual culture. It s considered of utmost importance that institutions of higher education in the country, especially public ones, should offer quality education and personalize service to deaf people, because these actions constitute themselves in affirmative and citizen policies and contribute to reducing social exclusion and education of these people.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/12801/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Iranvith%20Scantbelruy.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Surdospor
dc.subjectMediadores Tecnológicospor
dc.subjectLíngua de Sinaispor
dc.subjectEducation of the Deafeng
dc.subjectTechnological Mediatorseng
dc.subjectSign Languageeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleEducação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
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