???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElmenoufi, Marcia Maria Brandão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377562908187573por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2012-03-23-
dc.identifier.citationELMENOUFI, Marcia Maria Brandão. As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182-
dc.description.resumoA pesquisa realizada sob o título de As representações sociais do trabalho docente dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino anos iniciais e anos finais da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais . O objetivo foi analisar significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos ao que é ser professor na tentativa de entender o significado do trabalho docente para esses profissionais. Discute essas representações à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Foram desenvolvidas a seguintes abordagens metodológicas: teste de livre evocações a partir do termo indutor TRABALHO DOCENTE, posteriormente as palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC. Os resultados evidenciam as representações dos professores em torno do compromisso e dedicação.por
dc.description.abstractThe research carried out under the title "Social representations of teaching of elementary school teachers in municipal schools and early years final years of municipal schools in Manaus: a comparative analysis between the teachers of the early years and later years . The objective was to analyze the meanings attributed by subjects to what is involved in being a teacher trying to understand the meaning of teaching for these professionals. We discuss these representations in the light of "social representations theory" of Serge Moscovici. We developed the following methodological approaches: test free evocations from inducing term TEACHING JOB, the words evoked later underwent the software EVOC. The results show the representations of teachers around the commitment and dedication.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/12795/marcia.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/12894/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Brand%c3%a3o%20Elmennoufi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectTrabalho Docentepor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectRepresentation Socialeng
dc.subjectWork Professoreng
dc.subjectProfessoreng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleAs representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Márcia Maria Brandão Elmennoufi.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.