???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola |
???metadata.dc.creator???: | Cavalcante, Isabô Mendes ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Sá, Nídia Regina Limeira de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa visou analisar os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola. Esta temática denota o significativo anseio por aprofundar o conhecimento sobre a relação existente entre educação, identidades culturais amazônicas e cultura, pois, é sabido que não há práticas pedagógicas neutras, isentas de intencionalidade, sobretudo em se tratando da influência do pensamento hegemônico, que, no geral, de maneira tácita, atua nas escolas por meio de um sistema que visa homogeneizar os saberes. De acordo com os sujeitos da pesquisa, esta problemática sociocultural está presente na escola, principalmente na prática pedagógica do/a professor/a que prioriza outros tipos de conhecimentos em detrimento das culturas regionais. Assim questionamos: de quais modos ocorrem os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola? A pesquisa foi desenvolvida com 13 (treze) estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual, localizada na zona norte da cidade de Manaus. Para a obtenção dos dados foram realizados grupos focais, a fim de conhecer, por meio dos enunciados dos participantes, concepções, impressões, conceitos e motivações sobre a temática abordada. A pesquisa evidenciou as dificuldades que a escola tem demonstrado para integrar na dinâmica escolar as vozes silenciadas , neste caso, especificamente as vozes amazônicas silenciadas , as quais, apesar de existirem nos espaços informais e minimamente na dinâmica da sala de aula, não coexistem, na mesma grandeza, com a voz da escola . Nesse sentido a intenção é contribuir para a reflexão sobre exclusão cultural na escola, sobretudo a exclusão cultural das vozes e identidades amazônicas . |
Keywords: | Identidades culturais Identidades Amazônicas Educação Cultura Cultural identity Amazonian identity Education Culture |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | CAVALCANTE, Isabô Mendes. Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193 |
Issue Date: | 7-Oct-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabo Mendes Cavalcante.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.