???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Jucimara Canto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0751124082793845 | por |
dc.contributor.advisor1 | Thomé, Zeina Rebouças Corrêa | - |
dc.date.available | 2014-03-06 | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Jucimara Canto. A cartografia de um caso e as multiplicidades do território frente aos desafios do contexto amazônico. o curso de licenciatura em biologia a distância. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3195 | - |
dc.description.resumo | A dissertação aqui apresentada investiga a utilização dos mediadores tecnológicos do curso de Licenciatura em Biologia na modalidade a distância no contexto Amazônico e suas implicações no processo de formação dos professores/cursistas. A pesquisa, assim, buscou traçar a cartografia de um caso frente aos desafios Amazônicos tendo como lócus a realidade do exercício profissional dos professores/cursistas e os requerimentos de formação como problemática para a investigação: frente aos desafios desse contexto, estaria a oferta dessa modalidade e seus mediadores tecnológicos congruentes com uma educação comprometida com qualidade técnica e social? O estudo foi desenvolvido dentro de uma concepção que busca, nas múltiplas dimensões que atravessam o objeto investigado, a compreensão do todo, concebendo este, em uma rede interligada e aberta. Para tanto, têm-se, na Teoria Ator-Rede (TAR) e nas proposições de Bruno Latour (2000), as base para a compreensão das relações que envolvem os atores (actantes) desse processo, além dos estudos de Pierre Lèvy (1993) como pressupostos para o conhecimento dos mediadores tecnológicos em questão. O caminho metodológico foi construído congregando princípios inteiramente voltados para uma experimentação ancorada no real, desse modo, lançou-se mão dentro de uma pesquisa com características predominantemente qualitativas, do princípio da cartografia como metáfora para o percurso trilhado, baseando-se na concepção de rizoma de Deleuze e Guattari (1995). Para coleta e análise dos dados, teve-se como base teórico-metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), metodologia desenvolvida por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre (2005). A dissertação está estruturada em três capítulos, o Território Temático que aborda o campo de investigação, Traçados que se Entrecruzam que, além de apresentar os fundamentos que embasam a pesquisa e seu objeto, apresenta os registros e análises dos dados e Algumas Pistas que traz as considerações temporárias acerca dos resultados apresentados. Como resultado, o estudo evidencia as limitações de acesso aos mediadores tecnológicos e seu uso pelos professores/cursistas que atuavam na zona rural como reflexo da desconsideração do contexto dos participantes na execução do projeto, reduzindo, com isso, o papel dos mediadores tecnológicos a meros intermediários comprometendo a qualidade da formação ofertada em vários aspectos. O estudo revela, ainda, o surgimento dos mais diferentes elementos (híbridos) como resultado dos entrelaçamentos na busca de superação frente às dificuldades. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/10459/Jucimara%20Canto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mediadores Tecnológicos | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Contexto Amazônico | por |
dc.subject | Measuring Technology | eng |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Amazon context | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | A cartografia de um caso e as multiplicidades do território frente aos desafios do contexto amazônico. o curso de licenciatura em biologia a distância | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jucimara Canto.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.