???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Rosângela Castilho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 | por |
dc.contributor.advisor1 | Thomé, Zeina Rebouças Corrêa | - |
dc.date.available | 2015-04-08 | - |
dc.date.issued | 2008-12-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. | por |
dc.description.abstract | This work went about the usability, learning and didactic mapping in a LMS (Learning Management System) seeking to find the possible integration between learning and usability in the virtual environment of the Project Tecnologia Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. The research was carried out on Infocentro Estação Central with a group of students aged 13 to 17. The activities went on in the lab following studant s dayles routine. The project digital inclusion as a way to promote social inclusion and formation for work where it is understood that it is not enough learning how to landle a tool but the development of attitudes which will take to the development of a collective intelligence. For that matter the present dissertation tries to analyze the virtual environment as a mediator in the construction of knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/7499/Dissertacao%20Final%20Rosangela%20Castilho.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão Digital | por |
dc.subject | Inclusão Social | por |
dc.subject | Usabilidade | por |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Social inclusion | eng |
dc.subject | Usability | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Final Rosangela Castilho.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.