???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Gean Flávio de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1 | Barreiros, Nilson Rodrigues | - |
dc.date.available | 2015-04-09 | - |
dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Gean Flávio de Araújo. Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3537 | - |
dc.description.resumo | O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente projeto permeia exatamente por essa relação l, onde a instituição e o professor disponibilizam conteúdos e informações essenciais sobre o processo educacional. Pretendeu-se aqui descobrir problemas e, posteriormente, propor melhorias que aprimore o uso desta ferramenta. Através do conceito de sociedade Informacional e os conhecimentos sobre usabilidade dos meios digitais elaborou-se um discurso exploratório sobre as questões que envolvem a interação homem/computador. O processo metodológico se deu por meio de uma avaliação qualitativa que determinou os aspectos que prejudicam a navegação do portal da Universidade Federal do Amazonas, usando as ferramentas de teste de interfaces digitais conhecidas como Ensaio de Interação e a Ergolist recomendadas pelos estudiosos em iteração homem-computador. Encontraram-se muitas falhas no que diz respeito a fatores que são essenciais na interação com o portal - principalmente na navegabilidade, o que prejudica a eficiência comprometendo a sua proposta como ferramenta de gestão educacional, sendo estes problemas identificados em todos os grupos de avaliadores que foram submetidos aos ensaios. Com o diagnóstico dos aspectos negativos do portal, foram propostos os ajustes para melhora do uso em uma versão aprimorada da ferramenta. Os resultados comprovaram a eficiência das ferramentas de avaliação de interfaces digitais, possibilitando que se observe como uma ferramenta de gestão pode ser melhorada quando submetida aos procedimentos corretos de projetação voltados para o usuário. | por |
dc.description.abstract | O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente projeto permeia exatamente por essa relação l, onde a instituição e o professor disponibilizam conteúdos e informações essenciais sobre o processo educacional. Pretendeu-se aqui descobrir problemas e, posteriormente, propor melhorias que aprimore o uso desta ferramenta. Através do conceito de sociedade Informacional e os conhecimentos sobre usabilidade dos meios digitais elaborou-se um discurso exploratório sobre as questões que envolvem a interação homem/computador. O processo metodológico se deu por meio de uma avaliação qualitativa que determinou os aspectos que prejudicam a navegação do portal da Universidade Federal do Amazonas, usando as ferramentas de teste de interfaces digitais conhecidas como Ensaio de Interação e a Ergolist recomendadas pelos estudiosos em iteração homem-computador. Encontraram-se muitas falhas no que diz respeito a fatores que são essenciais na interação com o portal - principalmente na navegabilidade, o que prejudica a eficiência comprometendo a sua proposta como ferramenta de gestão educacional, sendo estes problemas identificados em todos os grupos de avaliadores que foram submetidos aos ensaios. Com o diagnóstico dos aspectos negativos do portal, foram propostos os ajustes para melhora do uso em uma versão aprimorada da ferramenta. Os resultados comprovaram a eficiência das ferramentas de avaliação de interfaces digitais, possibilitando que se observe como uma ferramenta de gestão pode ser melhorada quando submetida aos procedimentos corretos de projetação voltados para o usuário. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/9301/gean.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Tecnologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão de Serviços | por |
dc.subject | Ergonomia e Usabilidade | por |
dc.subject | Interação Homem-computador | por |
dc.subject | Service Management | eng |
dc.subject | Ergonomics and Usability | eng |
dc.subject | Human-Computer Interaction. | eng |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | por |
dc.title | Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gean.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.