???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Licelda Libório-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3546502504707907por
dc.contributor.advisor1Frota, Cláudio Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5343572313273237por
dc.date.issued2013-12-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Licelda Libório dos. O impacto da empregabilidade e qualidade de egressos do Curso Técnico em Mecânica do IFAM/CMC no Polo Industrial de Manaus. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4895-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da empregabilidade e da qualidade de egressos do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) alocados no Polo Industrial de Manaus (PIM). O trabalho enfoca o histórico de atuação da instituição e procura responder qual o impacto da empregabilidade e da qualidade de egressos do Curso Técnico em Mecânica do IFAM/CMC alocados no Polo Industrial de Manaus? Com o intuito de satisfazer aos objetivos da pesquisa, a metodologia de investigação foi realizada em duas etapas: a primeira, de caráter bibliográfico e documental, buscou fundamentação nos diversos teóricos que abordam o assunto, além dos departamentos do IFAM/Campus Manaus Centro (CMC) que detêm informações acerca dos cursos oferecidos. Na segunda etapa, foram aplicados aos técnicos os questionários constantes de 24 (vinte e quatro) questões fechadas e duas (02) abertas, delimitando aos concludentes dos anos de 2009, 2010 e 2011, nas modalidades Integrada, Subsequente e PROEJA. Quanto aos fins, este trabalho se insere como Estudo de Caso, com investigação Exploratória e Descritiva. O resultado apontou que, dos 135 egressos que subsidiaram a pesquisa, 80% encontram-se atuando no Mercado de Trabalho; 75,56% estão empregados e 20%, desempregados. Dentre os desempregados, 15,54% encontram-se cursando universidade na área de formação e 4,44%, encontram-se, efetivamente, sem uma ocupação. Da população empregada, 85,30% encontra-se alocada no PIM, o que corresponde a 5,8 vezes o total de egressos empregados em outros tipos de empresas. Além disso, 100% dos egressos que atuam no PIM, encontram-se na área de formação acadêmica do IFAM/CMC. Quanto aos requisitos que tratam do desempenho de competências, de forma geral, foram bem avaliados. Este resultado revela que, mesmo com algumas inconsistências, é impactante o nível de empregabilidade desses profissionais no PIM, tanto em termos de quantidade como de qualidade, o que tornou possível responder de forma positiva a questão da pesquisa.por
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the employability and quality impact of former undergraduate students in the Mechanics Technical course at The Amazonas Federal Institute of Education, Science and Technology (IFAM) allocated in the Manaus Industrial Pole (PIM). It also focuses on the Institute historical performance and seeks to answer the following question: what is the employability and quality impact of the former undergraduate students in the Mechanics Technical Course allocated in the Manaus Industrial Pole? In order to meet these objectives, the research methodology was conducted in two stages. The first one, which covered bibliography and documents, sought reasons in many theorists who approached the subject and, in addition, IFAM departments in Manaus Downtown Campus (CMC) which held information about the courses offered were consulted. In the second stage, technical questionnaires were applied. They contained 24 (twenty- four) closed questions and 2 (two) open questions, delimiting the 2009, 2010 and 2011 conclusive students. The course modalities chosen were Integrated Study, Subsequent Study and PROEJA (Young and Adults Education). This work fits Case Study methodology with explanatory and Descriptive Research. The results showed that from the 135 undergraduate students who undergone the research, 80% have found activity in the labor market, 75.56% are employed and 20% are unemployed. Among the unemployed, 15.5% are pursuing higher education in their training area and 4.44% are effectively without occupation. From the employed population, 85.30% are allocated at PIM, which corresponds to 5.8 times the total number of the employed undergraduates in other types of enterprises. In addition, 100% of former undergraduates working now at PIM are working in the same academic area they had studied at IFAM/CMC. In general, the requirements that address the students’ skills performance were well evaluated. This result reveals that, despite some inconsistencies, the employability level of these professionals at PIM is impacting, both in quantity and quality terms, making it possible to respond positively to the research question.eng
dc.description.sponsorshipNão Informadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/9404/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Licelda%20Lib%c3%b3rio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTécnico em Mecânicapor
dc.subjectPolo Industrial de Manaus (PIM)por
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpor
dc.titleO impacto da empregabilidade e qualidade de egressos do Curso Técnico em Mecânica do IFAM/CMC no Polo Industrial de Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Licelda Libório dos Santos.pdfReprodução Total Autorizada2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.