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dc.creatorCastro, Tânia Mara de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6471300388209634por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379por
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.citationCASTRO, Tânia Mara de Souza. A representação social de tecnologia. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5431-
dc.description.resumoA presente pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa e tem por objetivo analisar a representação social de tecnologia no NTE/Manaus (formadores e cursistas). Recorre-se à Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Para tanto, na coleta de dados, foram entrevistados 70 professores participantes do processo de implantação dos NTM's no Estado do Amazonas e foram utilizados os seguintes instrumentos e técnicas: observação sistemática, registro e entrevista semiestruturada, técnicas de associação livre, a análise de conteúdo, além dos pressupostos epistemológicos da teoria do hábitus de Bourdieu. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).por
dc.description.abstractHereby the presented research characterized by qualitative and quantitative approach and It aims to analyze the social representation of technology in Manaus‘s /NTE (trainers and course participants). It is showed a Draw on Social Representation as theoretical and methodological axis, its mechanisms of formation and structure to grasp the meaning of the term materiality and technology. Therefore during the data collection, we have interviewed 70 teachers, who also are attending the process of implementation of Core Technology Municipal (NTM) in the state of Amazonas. The tools and techniques applied on this process are: systematic observation, registering, semi-structured interviews, techniques of free association, content analysis and the epistemological Bourdieu's theory. The results obtained with the development of this research indicate the coexistence of two senses of the term technology, first one as a product (Hardware) and as a process (Software) management strategies, didactics‘ interactions and mediations.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14710/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20T%c3%a2nia%20M.%20S.%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectEstratégias de gestãopor
dc.subjectMediações didáticaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleA representação social de tecnologiapor
dc.typeDissertaçãopor
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