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dc.creatorSilva, Antonia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3238837249512757por
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Mendonça de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644por
dc.date.issued2010-11-10-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Rodrigues da. Identidade / Diferença Tikuna e o processo educativo formal: um olhar através das escolas Ebenezer e Maravilha no Município de benjamim Constant / AM. 2010. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6248-
dc.description.resumoA escola indígena durante muito tempo desenvolveu uma prática pedagógica que objetivava levar os índios a abdicar da sua cultura e da sua língua, contribuindo para aniquilar a diversidade étnica e cultural do Brasil. Através das lutas os povos indígenas conquistaram o direito de se manter como grupo étnico e cultural diferenciado. O estudo traz uma reflexão sobre o processo educativo formal desenvolvido nas Escolas Indígena Tikuna “Ebenezer” e “Maravilha”, situadas no município de Benjamin Constant, Alto Solimões – AM. Este trabalho teve como objetivo central verificar se o ensino/aprendizagem nas referidas escolas está sendo desenvolvido no sentido de proporcionar aos índios Tikuna, uma educaçao específica e diferenciada que possibilite a afirmação etnica e cultural daquele povo, como estabelece os ditames legais. Para um melhor encaminhamento da pesquisa definimos algumas questões norteadoras que corroboraram para trilhar como mais firmeza o caminho: Qual o significado de educação escolar para os indios Ticuna? Em que condições desenvolve-se o processo ensino/aprendizagem nas escolas “Ebenezer” e “Maravilha” ? Quais os desafios existem no processo de efetivação da educação específica, diferenciada, intercultural e de qualidade? Na pesquisa definida como etnográfica, adotamos uma posição fenomenologia e hermenêutico-dialética e os dados levantados através de observações e entrevistas semi-estruturadas receberam uma abordagem qualitativa. Os dados levantados nos permitiram dizer que há significativos avanços no processo ensino/aprendizagem das escolas Ebenezer e Maravilha, como é o caso da: introdução no currículo das disciplinas: Língua Tikuna e da Arte e Cultura Indígena; formação de professores bilíngüe; ensino desenvolvido por professores Tikuna da própria comunidade. Ao lado disso, alguns entraves de ordem interna e externa precisam ser superados para que a educação escolar indígena Tikuna se faça dentro de uma perspectiva intercultural ou transformadora e, mesmo, dentro da perspectiva redentora encontrada nas falas dos sujeitos da pesquisa. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada, a nosso entendimento, ainda é bastante longa.por
dc.description.abstractThe indigenous schools have long developed a pedagogical practice that aimed to bring the Indians to relinquish their culture and their language, helping to wipe out the ethnic and cultural diversity of Brazil. Through the struggles indigenous peoples have won the right to remain as distinct ethnic and cultural group. The study provides a reflection on the formal education process developed in Schools Indigenous Tikuna "Ebenezer" and "Wonderful", located in the town of Benjamin Constant, Alto Solimões - AM. This study aimed to determine whether the central teaching and learning in these schools is being developed to provide Tikuna Indians, a specific and differentiated education that enables the ethnic and cultural affirmation of that people, such as establishing the legal dictates. For improved delivery of research define some guiding questions that corroborated as to tread more firmly the way: What is the meaning of school education for the Indians Ticuna? Under what conditions is developed the teaching / learning process in schools "Ebenezer" and "Wonder"? What challenges exist in the process of realization of special education, differentiated, intercultural and quality? In ethnographic research as defined, we adopt a position phenomenology and hermeneutic-dialectic and the data collected through observations and semi-structured interviews were given a qualitative approach. The data collected allowed us to say that there are significant advances in the teaching / learning in schools and Ebenezer Wonder, as is the case: the introduction of courses in the curriculum: Language Tikuna and Art and Culture; Indigenous bilingual teacher training, teaching developed by Tikuna teachers from the community. Besides, some barriers to internal and external must be overcome so that the indigenous education Tikuna be done within a cultural perspective, or transforming, and even within the perspective of redemption found in the speeches of the research subjects. The first steps were taken, but the hike, our understanding is still quite long.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/22765/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ant%c3%b4nia%20Rodrigues%20da%20Silva.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Escolar Indígenapor
dc.subjectIdentidade Tikunapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleIdentidade / Diferença Tikuna e o processo educativo formal: um olhar através das escolas Ebenezer e Maravilha no Município de benjamim Constant / AMpor
dc.typeDissertaçãopor
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