???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Celso Batista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242448786535098por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193por
dc.date.issued2016-07-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Celso Batista de. O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate issues of the Traineeship Program of the Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures at a Higher Education Institution (HEI). The specific objectives were to analyze the training course supervised in the matrix and Political Course Project (PPC) Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures of IES and know the impact of this discipline in the teaching practice of teacher graduates of this institution. Thus, the theoretical framework covered the theories of teacher training area based on Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Novoa (1991), Pepper (2005), English teacher training based on Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) and Traineeship Program based on Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta and Lima (2012) and Barreiro and Gebran (2006). The research was a case study based on Johnson (1992) and Stake (1998) in the context of a particular HEI in Manaus and participants were students in training and graduates of this course. As tools to generate data were used questionnaires, interviews and internship reports. The results show that the English teacher's profile that the university intends to form it is an ambitious and difficult challenge of running out with conducting a single search in a specific environment, and the supervised stage is a democratic curriculum component for discussion and reflection for teacher training, but a set interconnected and work across disciplines, faculty and institution should take place for a new generation of reflexive teachers are trained.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/21178/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Celso%20B.%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/43536/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CelsoCarvalho_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectInglês - ensino aprendizagempor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpor
dc.titleO estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CelsoCarvalho_PPGL.pdf841.14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons