???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus
???metadata.dc.creator???: Silva, Ednelza Freitas da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Frota, Cláudio Dantas
???metadata.dc.description.resumo???: São perceptíveis o aumento e o desenvolvimento das instituições de ensino superior no Brasil e este fato têm gerado um ambiente cada vez com mais competição. A captação e fidelização dos alunos (clientes) passam pelas mesmas condições das demais organizações. Devido ao aumento da concorrência entre as Instituições de ensino superior estão surgindo preocupações para traçar estratégias com o objetivo de conquistar alunos. Uma delas é proporcionar serviços com boa qualidade. As Instituições são essencialmente prestadoras de serviços e a sua qualidade é necessária para o sucesso da organização. O objetivo deste estudo foi investigar a necessidade de melhorias da qualidade e produtividade na prestação de serviços ofertados a uma instituição de ensino superior em Manaus. Objetivando proporcionar aos docentes um direcionamento ao que tange a qualidade em serviços. Para isso, foi utilizado um estudo do tipo quali-quantitativo, pelo método de estudo de caso. Baseado na escala Likert e SERVQUAL, representadas em tabelas. A análise dos dados deu-se por pesquisa bibliográfica, descritiva, por análise inferencial. Assim, este estudo emerge do desafio de desenvolver atividades na modalidade de qualidade em serviços, voltado à melhoria da qualidade e produtividade. Também, objetiva analisar os resultados de um caso concreto, já que verifica um fator existente nas organizações, que, por vezes, não são tratados de forma adequada, sendo este a avaliação da melhoria da qualidade e produtividade. Assim, os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de melhoria da qualidade e produtividade de serviço, e o grau de satisfação dos docentes, o que permitiu identificar as dimensões da qualidade dos serviços prestados.
Abstract: The increase and development of higher education institutions in Brazil are perceptible, and this fact has generated an increasingly competitive environment. The acquisition and loyalty of the students (clients) pass through the same conditions of the other organizations. Due to the increasing competition among higher education institutions, concerns are emerging to devise strategies aimed at conquering students. One is to provide good quality services. Institutions are essentially service providers and their quality is necessary for the success of the organization. The objective of this study was to investigate the need for quality and productivity improvements in the provision of services offered to a higher education institution in Manaus. Aiming to provide teachers with a focus on quality in services. For this, a qualitativequantitative study was used, using the case study method. Based on the Likert and SERVQUAL scale, represented in tables. The analysis of the data was by bibliographical research, descriptive, by inferential analysis. Thus, this study emerges from the challenge of developing activities in the modality of quality in services, aimed at improving quality and productivity. It also aims to analyze the results of a concrete case, since it verifies an existing factor in the organizations, which sometimes are not adequately treated, being this the evaluation of the improvement of quality and productivity. Thus, the results obtained evidenced the need to improve the quality and productivity of service, and the degree of satisfaction of the teachers, which allowed identifying the dimensions of the quality of the services provided.
Keywords: Instituições de Ensino Superior
Competitividade
Melhorias Comportamento Organizacional
Higher education institutions
Competitiveness
Organizational behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: SILVA, Ednelza Freitas da. A melhoria da qualidade e produtividade voltada a uma instituição de Ensino Superior privada em Manaus. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6315
Issue Date: 24-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Ednelza F. Silva.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons