???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Priscilla Batista do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472997937784460por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elaine Harada Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761por
dc.contributor.referee1Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271por
dc.contributor.referee2Silva, Kátia Cilene Neles da-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Priscilla Batista do. Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837-
dc.description.resumoVários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional.por
dc.description.abstractSeveral students who are new to engineering and science courses have learning difficulties in the introductory programming disciplines, where they begin to develop logical and systematic reasoning and have the first contact with a programming language. In this context, many doubts may arise throughout the teaching and learning process, and if there are no adequate pedagogical actions to support students, some may feel discouraged and therefore may drop out. Thus, contributing to the index of withdrawal and failure of the courses of exact sciences that has in its grid these disciplines. With this, teachers should seek pedagogical approaches to assist these students with learning difficulties. Given this scenario, this work presents a system for the Recommendation of Pedagogical Actions for the teaching of introductory programming disciplines, and employs the Case Based Reasoning (CBR) technique to suggest a pedagogical action, based on a learning problem of the student. To this end, a case base with solutions to learning problems used in the past is explored. The system uses specific attributes that constitute the case, these make up the problem of student learning in the context of programming teaching. The student's learning style is also used as one of the attributes for the formation of the case, in order to provide a personalized pedagogical action for the student. Teachers and students evaluated the system and the results of the experimental tests indicate that the personalized recommendation of pedagogical action through a CBR system is a tool to support promising teaching and learning when employed in an educational environment.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/26792/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Priscilla%20Batista%20do%20Nascimento_PPGI.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRaciocínio Baseado em Casospor
dc.subjectAção Pedagógicapor
dc.subjectPersonalização do Ensinopor
dc.subjectIntrodução à Programaçãopor
dc.subjectCase Based Reasoningeng
dc.subjectPedagogic Actioneng
dc.subjectPersonalization of Educationeng
dc.subjectIntroductory Programmingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleRecomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casospor
dc.title.alternativePedagogical action recommendation in teaching introductory programming by case based reasoningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1487-111Xpor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Priscilla Batista do Nascimento_PPGI2.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons