???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Williamson Alison Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511013446343990por
dc.contributor.advisor1Conte, Tayana Uchôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224por
dc.contributor.referee1Castro, Thais Helena Chaves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200por
dc.contributor.referee2Barbosa, Simone Diniz Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9222024053983021por
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Williamson Alison Freitas. UDRT-AD: uma técnica para projeto de diagramas de atividades visando a usabilidade em aplicações interativas. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6979-
dc.description.resumoO desenvolvimento de aplicações interativas tem aumentado consideravelmente. Isto pode estar relacionado ao fato destas aplicações estarem apoiando cada vez mais as atividades do dia a dia dos usuários. Projetar estas aplicações atendendo aos requisitos de qualidade é uma tarefa complexa. Portanto, faz-se necessário integrar um dos importantes atributos de qualidade, a usabilidade, no processo de desenvolvimento. Ao considerar a usabilidade, visase a projetar aplicações mais fáceis de usar, com bons índices de aceitação pelos usuários e, consequentemente, melhorar a qualidade destas aplicações. Esta dissertação apresenta a técnica Usability Design Reading Technique for Activity Diagrams (UDRT-AD) que auxilia os projetistas, especialistas em usabilidade ou não, a projetar um artefato (Diagrama de Atividades) gerado nas fases iniciais do processo de desenvolvimento, visando a melhoria da usabilidade da aplicação final. Para atingir este objetivo, a técnica UDRT-AD possui heurísticas que guiam e auxiliam os projetistas na construção dos diagramas. Além disso, a UDRT-AD possui diretrizes de usabilidade que ajudam a melhorar a usabilidade na aplicação, através do Diagrama de Atividade projetado. Como a UDRT-AD teve seu processo de construção apoiado por uma metodologia baseada em experimentação, esta dissertação ainda aborda: (a) como a técnica UDRT-AD foi elaborada a partir de resultados de um estudo secundário e de um estudo empírico; (b) um estudo piloto realizado com objetivo de analisar a viabilidade de aplicação da técnica UDRT-AD; e (c) um estudo de viabilidade realizado para analisar se a técnica é viável e possui bom desempenho.por
dc.description.abstractThe development of interactive applications has increased considerably. This may be related to the fact that these applications are increasingly supporting the daily activities of users. Designing interactive applications meeting quality criteria is a complex activity. Therefore, it is necessary to integrate one of the important quality attributes, usability, into the development process. By considering usability, we aim at designing interactive applications that are easier to use, that have high user acceptance rates and, consequently, improving the quality of these applications. This master’s dissertation presents the Usability Design Reading Technique for Activity Diagrams (UDRT-AD), that assists designers, being usability experts or not, in the design of artifacts (Activity Diagrams) that are generated in the early stages of the development process, aiming at improving the usability of the final application. To achieve this goal, the UDRT-AD technique has heuristics that guide and assist the designers in the construction of the diagrams. Furthermore, the UDRT-AD technique has usability guidelines that support the improvement of the application in terms of usability, through the designed activity diagram. As the UDRT-AD technique had its development supported by experimentation, this master’s degree dissertation also discusses: (a) how we created the UDRT-AD technique based on the results of a secondary study and an empirical study; (b) a pilot study in order to analyze the feasibility of applying the UDRT-AD technique; and (c) a feasibility study to analyze if the technique is feasible and has good performance.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28568/Disserta%c3%a7%c3%a3o_WilliamsonSilva_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectDiagramas de atividadespor
dc.subjectTécnica de leiturapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpor
dc.titleUDRT-AD: uma técnica para projeto de diagramas de atividades visando a usabilidade em aplicações interativaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_WilliamsonSilva_PPGI.pdf3.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons