???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
???metadata.dc.creator???: Paes, Luciane Rocha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Miranda, Marilsa Miranda de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinto, Valmir Flores
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo realizar uma organização perspicaz sobre o desenvolvimento do currículo intercultural do povo tradicional indígena Parintintin, especificamente na Escola Municipal Indígena Nove de Janeiro, que está localizada no município de Humaitá – Amazonas, a escola está localizada na aldeia indígena Traíra situada na BR Transamazônica próximo ao quilômetro 40 na área urbana de Humaitá. A problemática central da pesquisa compreende: Qual a visão do professor indígena sobre o currículo tradicional e o currículo intercultural para a formação dos sujeitos indígenas na perspectiva da cultura e da cidadania dentro da educação escolar indígena? E as questões norteadoras são: Como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas? Em que medida se estabelece a relação da proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas? Quais as implicações da proposta curricular do município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena? E para responder a estas questões norteadoras a pesquisa tem os seguintes objetivos geral e específicos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo escolar destinada à educação escolar indígena na perspectiva dos professores indígenas da Escola Nove de Janeiro da Aldeia Traíra e para alcançar o objetivo geral a pesquisa tem três Objetivos Específicos, os quais são: Identificar como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas; Estabelecer a relação sobre como se efetiva a proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas; Verificar quais as implicações da proposta Curricular do Município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena. Para responder a problemática, os objetivos alicerçados nesta pesquisa foram desenvolvidos a partir dos pressuspostos históricos do povos indígenas fazendo um breve contexto do processo da colonização e do processo de colonialidade que os indígenas no Brasil ainda se encontram, entretanto, resistem para o exercício de superação, neste contexto também abordamos as problemáticas indígenas na atualidade, a luta e a violação dos direitos dos povos indígenas brasileiros, neste mesmo sentido buscamos compreender e analisar a trajetória da educação indígena e educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa tem como foco elucidar os processos de Educação Indígena como norteador das relações sociais e econômicas dentro da organização dos Parintintin como povo tradicional, dando ênfase aos caminhos da educação escolar indígena no Brasil e todo o seu contexto de luta e resistência dos povos tradicionais indígenas, bem como os professores indígenas e as organizações não governamentais pró-índio que contribuíram para que a educação escolar indígena fosse construída como política de reconstrução e ressignificação cultural conforme as necessidades dos povos tradicionais. Partindo deste contexto histórico a pesquisa vem compreender como é o desenvolvimento do currículo escolar no Brasil no sentido da interculturalidade, dentro das escolas indígenas partindo da fundamentação teórica do desenvolvimento das teorias do currículo, dentro do pressuposto do sistema econômico, no sentido do projeto neoliberal, que permeia todo o interesse das relações capitalistas e sua divisão de classe dentro do estado Brasileiro, dessa forma, a pesquisa buscou fazer uma análise de todo o contexto histórico e atual do currículo escolar indígena sob o viés do método materialismo histórico dialético que dá sentido a interculturalidade como prática de resistência da cultura tradicional dos povos indígenas.
Abstract: The aim of this study is to conduct an insightful organization on the development of the intercultural curriculum of the indigenous traditional Parintintin people, specifically in the Nove Municipal de Indigenous Municipal School, located in the municipality of Humaitá - Amazonas, the school is located in the indigenous village Traíra BR Transamazônica near kilometer 40 in the urban area of Humaitá. The central problem of the research includes: What is the view of the indigenous teacher about the traditional curriculum and the intercultural curriculum for the training of indigenous subjects in the perspective of culture and citizenship within indigenous school education? And the guiding questions are: How do you develop the curriculum used by SEMED with the traditional indigenous peoples in Humaitá Amazonas? To what extent is the relation of the curriculum proposal and teaching practices in the Nove de Janeiro Indigenous School of the Parintintin people in the South of Amazonas established? What are the implications of the curricular proposal of the municipality of Humaitá-AM for the implementation of an Intercultural Indigenous Curriculum? And to answer these guiding questions the research has the following general and specific objectives. The general objective of this research is to analyze the curricular proposal of the municipality of Humaitá-Amazonas destined to the indigenous school education from the perspective of the indigenous teachers of the School Nove de Janeiro of Village Traíra and to reach the general objective the research has three Specific Objectives, which are : Identify how the curriculum used by SEMED with traditional indigenous peoples in Humaitá Amazonas develops; To establish the relation on how the proposal of the curriculum and the teaching practices are effective in the Indigenous School Nove de Janeiro of the Parintintin people in the South of Amazonas; To verify the implications of the Curricular proposal of the Municipality of Humaitá-AM for the accomplishment of an Intercultural Indigenous curriculum. In order to respond to the problem, the objectives based on this research were developed from the historical presuppositions of indigenous peoples, making a brief context of the process of colonization and the process of coloniality that indigenous peoples in Brazil still encounter, however, resist for the exercise of overcoming , in this context we also address indigenous issues today, the struggle and violation of the rights of Brazilian indigenous peoples, in this same direction we seek to understand and analyze the trajectory of indigenous education and indigenous school education in Brazil. The research focuses on elucidating the processes of Indigenous Education as guiding social and economic relations within the organization of the Parintintin as a traditional people, emphasizing the paths of indigenous school education in Brazil and its entire context of struggle and resistance of indigenous traditional peoples , as well as the indigenous teachers and pro-Indian non-governmental organizations that contributed to the indigenous school education being constructed as a policy of reconstruction and cultural re-signification according to the needs of traditional peoples. Starting from this historical context the research comes to understand how is the development of the school curriculum in Brazil in the sense of interculturality, within indigenous schools starting from the theoretical foundation of the development of curriculum theories, within the assumption of the economic system, in the sense of the neoliberal project, which permeates the whole interest of capitalist relations and its class division within the Brazilian state, in this way the research sought to make an analysis of the entire historical and current context of the indigenous school curriculum under the bias of the dialectical historical materialism method that gives meaning to interculturality as a practice of resistance to the traditional culture of indigenous peoples.
Keywords: Educação Escolar Indígena
Indígenas
Parintintin
Currículo
Intercultural
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENSINO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INDÍGENA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PAES, Luciane Rocha. Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo Parintintin. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088
Issue Date: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LucianePaes_PPGECH.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.