???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática e a formação docente no ensino de biologia
???metadata.dc.creator???: Silva, Paula Rayanny Mendonça 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Viviane Vidal da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Edslei Rodrigues de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula.
Abstract: The present work has the objective to show the formation and the pedagogical practices of the teachers of Biology of the State Schools in the municipality of Humaitá-Amazonas. The problem of this research emphasizes the importance of teacher training for the development of pedagogical practices within the school environment, taking into account the theoretical conceptions and teacher knowledge of the teacher, for the development of Biology classes in public high schools of the County. The present study is classified in an Empirical Research and its objectives can be classified as descriptive and explanatory, with a qualitative approach, being carried out in the State Schools of the municipality of Humaitá, State of Amazonas, which have the Regular High School. Firstly, a Documentary Survey was carried out with the Course Conclusion Works of the Academics of the Biology and Chemistry Course to define the problems observed during the Supervised Internship period in relation to the subject of this study. Then the field research collected data on the subject, through interviews with the professors of the Biology discipline of the State Schools Álvaro Maia, Oswaldo Cruz and Plínio Ramos Coelho. The analysis of the data took place through the Dialectical Historical Materialism, and in the end it was possible to arrive at a panorama on the importance of the initial and continuous formation of the teachers of Biology, as well as of their theoretical conceptions and teaching knowledge that guide their practices in the classroom.
Keywords: Papel do professor
Formação docente
Práticas pedagógicas
Ensino e educação
Materialismo histórico dialético
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SILVA, Paula Rayanny Mendonça. A prática e a formação docente no ensino de biologia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PaulaSilva_PPGECH.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.