???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Luciano Ralo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609258931073675por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N137348por
dc.contributor.referee1Brito, Rosa Mendonça de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644por
dc.contributor.referee2Fraga, Maria da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775329772040020por
dc.contributor.referee3Souza, Maud Rejane de Castro e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956por
dc.contributor.referee4Rebelo, Luiza Maria Bessa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741861559208184por
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Luciano Ralo. Possibilidades traçadas frente às fusões e aquisições: a colegialidade como um novo espaço estratégico de gestão do ensino superior. 2018. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7125-
dc.description.resumoA tese apresentada foi intitulada como “POSSIBILIDADES TRAÇADAS: o Colegiado de Curso como Espaço Estratégico de Gestão Pedagógica do Ensino Superior Privado”. Seu resultado final foi fruto dos motes nodais e dos recentes desafios concernentes à gestão e à oferta do ensino superior privado no Brasil. A pesquisa fez uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, caracterizado pela ausência de regras prontas ou por objetivos previamente estabelecidos. Depois de anos de crescimento, o ensino superior privado experimentou estagnação e incerteza. Os processos de fusão, incorporação e de aquisições de instituições de ensino superior privadas brasileiras por grupos estrangeiros ganharam força, exigindo que as demais passem a adotar novos modelos de gestão que se revelem suficientes e necessários para dar supedâneo às mudanças legais e mercadológicas. O propósito central do trabalho foi o de apresentar um plano móvel de gestão estratégica às instituições de ensino superior privadas que fosse simples, prático e útil para que os colegiados de curso pudessem enfrentar os desafios da concorrência crescente em um mundo cada vez mais dinâmico. Delineou-se uma proposição ”aberta” com a perspectiva de despertar os mantenedores destas organizações para a necessidade de uma gestão mais técnica, profissional, essencialmente participativa e democrática como receita de sucesso. Em tempos de reinvenção da gestão do ensino superior, somente sobreviverão àquelas organizações que adotarem um plano móvel de gestão estratégico que seja bem discutido e planejado, implementado e fomentado. A gestão do conhecimento e a esperada visão estratégica do mercado educacional, decerto poderão prospectar novos nichos e oportunidades de sobrevivência. Dessumiu-se que cada instituição de ensino superior privada possui particularidades que precisam ser bem compreendidas e solucionadas por aqueles que estejam envoltos em seus processos de gestão e planejamento. Esta atribuição não mais deve ficar a cargo dos corpos diretivos dessas corporações, mas dos colegiados de curso, que deverão estar dotados da necessária autonomia financeira que lhes garanta implementar um planejamento estratégico de qualidade, que se revele eficiente e competitivo.por
dc.description.abstractThe presented thesis was entitled “PLANNED POSSIBILITIES: the Course Collegiate as a Strategic Area of Pedagogical Management of Private Higher Education”. Its final result was the result of nodal themes and recent challenges regarding the management and offer of private higher education in Brazil. The research made use of the cartographic method of research-intervention, characterized by the absence of ready rules or previously established objectives. After years of growth, private higher education experienced stagnation and uncertainty. The processes of merges, incorporation and acquisition of private Brazilian higher education institutions by foreign groups have gained strength, requiring that the others adopt new management models that are sufficient and necessary to comply with legal and market changes. The main purpose of the work was to present a strategic management mobile plane private higher education institutions that was simple, practical and useful so that collegiate students could face the challenges of increasing competition in an increasingly dynamic world. An "open" proposal was drawn up with the perspective of awakening the maintainers of these organizations to the need for a more technical, professional, essentially participatory and democratic management as a recipe for success. In times of reinvention of higher education management, the only organizations that will survive will be those who adopt a mobile plane of the strategic management that is well discussed and planned, implemented and fostered. Knowledge management and the expected strategic vision of the educational market will certainly be able to prospect new niches and opportunities for survival. It has been pointed out that each private higher education institution has particularities that need to be well understood and solved by those who are involved in its management and planning processes. This assignment should no longer be the responsibility of the governing bodies of these corporations, but instead in the collegiate of course, who must be endowed with the necessary financial autonomy that guarantees them implementation strategic quality planning that is efficient and competitive.eng
dc.description.abstractLa tesis presentada fue titulada como "POSIBILIDADES TRAÇADAS: el Colegio de Curso como Espacio Estratégico de Gestión Pedagógica de la Enseñanza Superior Privada". Su resultado final fue fruto de los motos nodales y de los recientes desafíos concernientes a la gestión y la oferta de la enseñanza superior privada en Brasil. La investigación hizo uso del método cartográfico de investigaciónintervención, caracterizado por la ausencia de reglas listas o por objetivos previamente establecidos. Después de años de crecimiento, la enseñanza superior privada experimentó estancamiento e incertidumbre. Los procesos de fusión, incorporación y de adquisiciones de instituciones de enseñanza superior privadas brasileñas por grupos extranjeros ganaron fuerza, exigiendo que las demás pasen a adoptar nuevos modelos de gestión que resulten suficientes y necesarios para dar supedumbre a los cambios legales y mercadológicos. El propósito central del trabajo fue el de presentar un plan móvil de gestión estratégica a las instituciones de enseñanza superior privadas que fuera simple, práctico y útil para que los colegiados de curso pudieran enfrentar los desafíos de la competencia creciente en un mundo cada vez más dinámico. Se esbozó una propuesta "abierta" con la perspectiva de despertar a los mantenedores de estas organizaciones para la necesidad de una gestión más técnica, profesional, esencialmente participativa y democrática como ingreso de éxito. En tiempos de reinvención de la gestión de la enseñanza superior, sólo sobrevivir a aquellas organizaciones que adopten un plan móvil de gestión estratégica que sea bien discutido y planificado, implementado y fomentado. La gestión del conocimiento y la esperada visión estratégica del mercado educativo, seguramente podrán prospectar nuevos nichos y oportunidades de supervivencia. Se desprende que cada institución de enseñanza superior privada posee particularidades que necesitan ser bien comprendidas y solucionadas por aquellos que estén envueltos en sus procesos de gestión y planificación. Esta asignación no debe quedar a cargo de los cuerpos directivos de esas corporaciones, sino de los colegiados de curso, que deberán estar dotados de la necesaria autonomía financiera que les garantice implementar una planificación estratégica de calidad, que resulte eficiente y competitiva.spa
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/30364/Tese_LucianoMonteiro_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do ensino superiorpor
dc.subjectEnsino superior privadopor
dc.subjectColegiado de cursopor
dc.subjectEstratégia de gestão educacionalpor
dc.subjectHigher education managementeng
dc.subjectPrivate higher educationeng
dc.subjectCollegiate courseeng
dc.subjectPedagogical management strategiceng
dc.subjectGestiónspa
dc.subjectEnseñanza superior privadaspa
dc.subjectColegio de cursospa
dc.subjectGestión pedagógica estratégicaspa
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PLANEJAMENTO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONALpor
dc.titlePossibilidades traçadas frente às fusões e aquisições: a colegialidade como um novo espaço estratégico de gestão do ensino superiorpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LucianoMonteiro_PPGE.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.