???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViana, Luciana Carla Lima da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7433139994183840por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447por
dc.contributor.referee1Brito, Rosa Mendonça de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644por
dc.contributor.referee2Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271por
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.citationVIANA, Luciana Carla Lima da Silva. A Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincar. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7190-
dc.description.resumoA Carta Náutica traça pistas na construção dos trajetos da viagem para analisar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual de forma geral na disciplina Jogos e atividades lúdicas e de modo específico no “Espaço do Brincar”. O trajeto da viagem com a abordagem de inspiração cartográfica e qualitativa não há separação entre o conhecer e o fazer. Desatracamos do Porto de Origem, no estágio em docência, na turma do 5º Período 2017/1 do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O desafio foi manter o pensamento aberto, sem pré-conceitos, acompanhar processos e deixar-se guiar pelos acontecimentos. Esse movimento nos levou à Primeira Escala, Disciplina Jogos e Atividades Lúdicas, onde os conceitos, referências teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas foram nosso foco. Eis que surgiu o problema: a disciplina jogos e atividades lúdicas fomenta elementos construtores à formação de um Brinquedista? Com o foco direcionado possibilita identificar as estratégias organizadoras dos processos ensino e aprendizagem. Navegar é preciso em rumo ao Porto de Destino onde habitamos o território “Espaço do Brincar”, mapeando-o e traçando linhas que expressem suas possibilidades e potencialidades da mediação pedagógica. Ao se incluir no território, compor a paisagem da viagem, acompanhar ritmos e processos, fizemos a Ancoragem refletindo sobre as pistas construídas no trajeto da viagem apontando possíveis linhas para explicitar os elementos construtores à formação do Brinquedista Virtual.por
dc.description.abstractThe Nautical Chart traces clues in the construction of the paths of the trip to analyze the constructive elements to the formation of the Virtual Toys in general in the discipline Games and play activities and in a specific way in the "Space of the Play". The route of the trip with the approach of cartographic and qualitative inspiration there is no separation between knowing and doing. We unmasked the Port of Origin, in the teaching internship, in the group of the 5th Period 2017/1 of the Pedagogy Course of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas. The challenge was to keep the thinking open, without preconceptions, to follow processes and to be guided by the events. This movement led us to the First Scale, Discipline Games and Play Activities, where the concepts, theoretical references about games, games and play activities were our focus. So the problem has arisen: does the discipline games and play activities encourage building elements to the formation of a toy? With the targeted focus, it is possible to identify the organizing strategies of the teaching and learning processes. Navigating is necessary towards the Port of Destiny where we inhabit the territory "Espaço do Brincar", mapping it and drawing lines that express its possibilities and potential of pedagogical mediation. By including in the territory, composing the landscape of the trip, accompanying rhythms and processes, we did the Anchoring reflecting on the tracks built in the path of the trip pointing out possible lines to make explicit the constructive elements to the formation of the Virtual Toys.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31292/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LucianaCarlaViana_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectBrinquedotecapor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.titleA Nau do século XXI: o brinquedista no espaço do brincarpor
dc.title.alternativeThe Nau of the 21st century: the toy in the playgroundeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoDificuldade em responder as questões que se referem as Licenças.por
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LucianaCarlaViana_PPGE.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.