???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
Other Titles: The Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school education
???metadata.dc.creator???: Dorzanio, Andreza da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Justamand, Michel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Renan Albuquerque
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Osmarina Guimarães de
???metadata.dc.description.resumo???: O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.
Abstract: The text draws an approach on the Mura school education that lives in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas, in the context of the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in the native village of São Félix, Km 94 of AM- 254, access by BR-319, starting from the entrance of the municipality of Careiro Castanho. The study uses a field research (previous moment), bibliographical and documentary, of qualitative approach. We used as instruments the collection of data from participant observation records (Pibic / UFAM / FAPEAM survey), published articles of the same and legal documents of Mura school and teacher training courses. The research aims to understand if the material "Recitations Dictionaries of Medicinal Plants of the village of São Félix", promote dialogues between the school community (students, teachers, parents and leaders) and non - indigenous, from the perspective of intercultural education.
Keywords: Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
Issue Date: 22-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndrezaDorzanio.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.