???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Anselmo Luís Corrêa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597415630884044por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958por
dc.date.issued2019-10-18-
dc.identifier.citationSILVA, Anselmo Luís Corrêa da. O ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertida. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7538-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino do cilindro e da pirâmide através da aplicação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando recursos tecnológicos para despertar o interesse e realizar atividades coletivas para que o estudante se torne o protagonista de sua aprendizagem. Visto que, o atual cenário da educação, mostra que muitos estudantes tem dificuldades em absolver os conhecimentos de matemática. Este método, foi aplicado utilizando a plataforma Moodle, como ambiente virtual de aprendizagem, para os estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola de Manaus. Os resultados obtidos na utilização da metodologia da sala de aula invertida foram muito satisfatórios, pois analisando o percentual dos estudantes que obtiveram notas iguais ou superiores a 6,0 pontos, houve um acréscimo de 31\%, mostrando uma evolução na aprendizagem proposta, disponibilizando para qualquer professor uma forma diferenciada de ensinar a matemática.por
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the teaching of the cylinder and the pyramid through the application of the inverted classroom methodology, using technological resources to arouse interest and perform collective activities so that the student becomes the protagonist of their learning. Whereas, the current education scenario shows that many students find it difficult to acquit their math skills. This method was applied using the Moodle platform as a virtual learning environment for high school students in a high school in Manaus. The results obtained in the use of the inverted classroom methodology were very satisfactory, since analyzing the percentage of students who obtained grades equal to or higher than 6.0 points, there was an increase of 31%, showing an evolution in the proposed learning, making available to any teacher a different way of teaching math.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/35730/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnselmoSilva_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleO ensino do cilindro e da pirâmide através da sala de aula invertidapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEnsino da matemáticapor
dc.subject.userSala de aula invertidapor
dc.subject.userRecursos tecnológicospor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnselmoSilva_PROFMAT.pdf8.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons