???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTanaka, Ana Lúcia Drumond-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322685904129731por
dc.contributor.advisor1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200por
dc.contributor.referee1Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310por
dc.contributor.referee2Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationTANAKA, Ana Lúcia Drumond. A pesquisa na formação docente: perspectivas e possibilidades do PIBID no ensino de ciências. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7588-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar as contribuições do PIBID-IFAM à formação inicial de professores de Ciências-Biologia, tendo como referência a perspectiva do professor que faz pesquisa, encontrando no seguinte questionamento seu referencial primário: De que modo o PIBID, enquanto política pública, pode promover o desenvolvimento da postura investigativa em licenciandos, contribuindo na formação do professor que faz pesquisa? A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte de dados os seguintes documentos: Edital PIBID MEC/CAPES (01/2007), Projeto Institucional do PIBID/IFAM (2009) e o Subprojeto da Biologia do IFAM (2012). Para além da análise documental, realizou-se entrevista com oito bolsistas do PIBID/IFAM pertencentes da Biologia. Dividida em quatro etapas, a pesquisa contemplou: Investigação preliminar e Análise Documental; Teste Piloto; Pesquisa in loco e; Análise e Discussão dos Resultados, à luz da Análise Textual Discursiva. A pesquisa nos permitiu refletir sobre os significados atribuídos ao PIBID, pelos participantes da pesquisa e nos documentos analisados, referentes as suas contribuições para a formação inicial docente, suas potencialidades e limitações a partir das ações previstas. Dentre as constatações alcançadas, citamos que o PIBID é percebido como um programa de política pública que fomenta a valorização profissional, incentivando a formação de professores para a educação básica e contribuindo para uma melhoria deste processo formativo. Constatou-se, ainda, que o modelo de cooperação universidade-escola, permite aos licenciandos perceberem, na oportunidade da reflexão sobre a prática docente e sobre a realidade escolar, alguns significados da futura profissão, configurando a escola da educação básica como campo de experiência que enseja a melhoria e produção de novos conhecimentos na formação inicial. Ainda foi possível perceber que o Subprojeto da Biologia do IFAM, ao propor grupos de estudos teóricos voltados à reflexão sobre a pesquisa em educação e sobre a prática docente, contribui para formar o professor que faz pesquisa. Contudo, alguns dados apontaram que, de um modo geral, as atividades práticas do PIBID são trabalhadas de forma disciplinar. Nesta direção, considerando a formação de professores como um processo dinâmico de ressignificações e as ações futuras do PIBID sob novas perspectivas, propomos como principal contribuição desta pesquisa a Investigação Temática Freiriana para pensarmos pesquisa como mitigadora dos processos de ensino que consideram a aplicabilidade de uma estrutura tradicional dos conteúdos curriculares de Ciências/Biologia para outros processos baseados no universo temático dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the contributions of PIBID-IFAM to the initial formation of Science-Biology teachers, taking as reference the perspective of the research teacher, finding in the following question his primary reference: How the PIBID, as a public policy, can promote the development of the investigative posture in undergraduates, contributing to the formation of the research teacher? The research, qualitative in nature, had as its data source the following documents: Announcement PIBID MEC / CAPES (01/2007), PIBID / IFAM Institutional Project (2009) and IFAM Biology Subproject (2012). In addition to the document analysis, an interview was conducted with eight PIBID / IFAM fellows from Biology. Divided into four stages, the research included: Preliminary Research and Document Analysis; Pilot test; On- site research and; Analysis and Discussion of Results, in the light of Discursive Textual Analysis. The research allowed us to reflect on the meanings attributed to PIBID, by the research collaborators and the analyzed documents, regarding their contributions to the initial teacher education, their potentialities and limitations based on the planned actions. Among the findings, we mention that PIBID is perceived as a public policy program that promotes professional enhancement, encouraging the training of teachers for basic education and contributing to an improvement of this formative process. It was also found that the university-school cooperation model allows the undergraduates to perceive, in the opportunity to reflect on the teaching practice and the school reality, some meanings of the future profession, configuring the basic education school as a field of experience. which leads to the improvement and production of new knowledge in initial training. It was also possible to realize that the IFAM Biology Subproject, by proposing theoretical study groups focused on reflection on educational research and teaching practice, contributes to the formation of the research teacher. However, some data indicate that, in general, the practical activities of PIBID are disciplined. In this sense, considering teacher education as a dynamic process of resignification and future actions of PIBID under new perspectives, we propose as the main contribution of this research the Freirean Thematic Research to think research as a mitigating of the teaching processes that consider the applicability of a structure. Science / Biology curriculum content for other processes based on the students' thematic universe.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/36374/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnaL%c3%baciaTanaka_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectIniciação à docênciapor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA pesquisa na formação docente: perspectivas e possibilidades do PIBID no ensino de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userPIBIDpor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userProfessor pesquisadorpor
dc.subject.userReflexão sobre a práticapor
dc.subject.userInvestigação temática freirianapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaLúciaTanaka_PPGECIM.pdf2.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.