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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação científica e movimento de acesso aberto: constituição e potencialidades para o processo educacional no PPGE/UFAM
???metadata.dc.creator???: Almeida, Luiz Fernando Correia de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simas, Hellen Cristina Picanço
???metadata.dc.contributor.referee1???: Inomata, Danielly Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Aguiar, José Vicente de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata das potencialidades do movimento de acesso livre e cultura aberta no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). A investigação cartografou o movimento da cultura livre e de acesso aberto no ambiente da UFAM e traçou um percurso histórico dele. A metodologia adotada foi à cartografia Deleuze-guattariana, que dialoga com o hipertexto de Lévy (1993). A partir de pesquisa documental, analisou-se a Portaria 1065/2017 da UFAM que trata da Política de Informação para o Repositório Institucional da Universidade Federal do Amazonas e o documento de área da educação da CAPES de 2017 para observar as evidências que se alinham para movimento de acesso livre. Por meio das perguntas propostas por Sampiere, Collado e Lucio (2013) e Bell (2008) foram aplicadas ao documento, coletando as informações para discussão do nosso corpus de estudo. Os resultados apontam que existe virtualmente em latência ideias de abertura e de liberdade do documento de área, mas se fazem necessários debates como este no âmbito da educação, para serem usados como princípios e recursos para democratizar a produção de conhecimento e saberes. A portaria, por outro lado, operacionalizar a gestão, missão e o comitê gestor do repositório da UFAM. Um ponto que pode ser observado, ao longo do documento de área, é apontado a necessidade do estabelecimento de redes de colaboração, de um ambiente aberto à retroalimentação. Os princípios de abertura não estão postos de forma clara e obvia, mas a redação do documento vai dando certa institucionalidade e viabilidade para uma abertura no que se refere à produção de conhecimento e de informação. Outra peculiaridade é a integração do espaço de pesquisa como o espaço da comunidade, em que o programa deve estar alinhado à transformação e contribuição social no meio que estiver inserido e que se aproxima muito da perspectiva da ciência cidadã. A Portaria reflete tendências do movimento de acesso aberto, tais como: preocupação com o acesso aberto à informação e ao conhecimento como recurso para transformação social; a instituição da divulgação da pesquisa científica sem onerosidade aos que acessam e contribui para a transparência de recursos públicos destinados à ciência além de torná-la virtualmente mais aberta. No ambiente amazônico, a discussão sobre o tema pode contribuir para redimensionar a educação e o acesso à informação e ao conhecimento, diminuindo a distância entre sujeitos e saberes científicos.
Abstract: This paper explains the potentialities of free access and culture movement in the context of the Education Graduation Program inside the Federal University of Amazonas (PPGE / UFAM). The investigation mapped the free and open access culture movement inside the institution environment and traced a historical course of it. The methodology adopted was the Deleuze-Guattarian cartography, which dialogues with Lévy's (1993) hypertext. Based on documentary research of UFAM's compliances according 1065/2017, it deals with the Information Policy for the Institutional Repository of the Federal University of Amazonas and the public agency CAPES of year 2017 Education Area Document, was analyzed to observe the evidences that align to free access movement. Through the questions proposed by Sampiere, Collado and Lucio (2013) and Bell (2008) were applied to the document, collecting information for discussion of our corpus of study. The results indicate that there are virtually latency ideas of openness and freedom of the area document, but such debates are needed in the field of education, to be used as principles and resources to democratize the production of knowledge and knowledge. The ordinance, on the other hand, operationalize the management, mission and managing committee of the UFAM repository. One point that can be observed throughout the area document is the need to establish collaborative networks, an environment open to feedback. The principles of openness are not clearly, but the wording of the document gives some institutionalist and feasibility for openness in the production of knowledge and information. Another peculiarity is the integration of the research space as the community space, in which the program must be aligned with the transformation and social contribution in the environment in which it is inserted and which is very close to the perspective of citizen science. The UFAM’s compliance reflects trends in the open access movement, such as concern with open access to information and knowledge as a resource for social transformation; the institution of the dissemination of scientific research without burden to those who access it and contributes to the transparency of public resources allocated to science in addition to making it virtually more open. In the Amazonian environment, the discussion on the subject can contribute to resize education and access to information and knowledge, reducing the distance between subjects and scientific knowledge.
Keywords: Comunicação na ciência
Ciência aberta
Universidades e faculdades - Pós-graduação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Comunicação científica
Cartografia
Movimento de abertura
Acesso livre
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALMEIDA, Luiz Fernando Correia de. Comunicação científica e movimento de acesso aberto: constituição e potencialidades para o processo educacional no PPGE/UFAM. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7600
Issue Date: 13-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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