???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
???metadata.dc.creator???: | Leite, Ana Célia Galdino ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Miki, André Jun |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Vieira, Raimundo Kennedy |
???metadata.dc.description.resumo???: | As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. |
Abstract: | Higher Education Institutions need to meet the quality requirements required by the Ministry of Education - MEC, which define the criteria that must be included in the HEI IDP, which in turn need to meet the quality requirements required by it. Given this, the balanced scorecard - BSC model, with the objectives and goals established in the PDI can help managers in the strategic management of HEI. Thus, the objective established for this work was to propose a BSC model with the perspective of Regulation for a private higher education institution. The methodology was qualitative, using the bibliographic research procedure and case study of a private IES in Porto Velho - RO. After the literature review, a strategic mapping was developed to identify the results with the fifth perspective for the BSC, which was called the Regulatory Perspective, thus creating a Strategic Management model for the researched institution, to improve the decision making process decision. |
Keywords: | Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
???metadata.dc.subject.user???: | Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Tecnologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
Citation: | LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
Issue Date: | 21-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_AnaCéliaLeite_PPGEP.pdf | 949.95 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.