???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos
???metadata.dc.creator???: Benfica, Karol Regina Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa consistiu na análise da Proposta Curricular do Ensino Médio de Língua Portuguesa do estado do Amazonas reestruturada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O aporte teórico que sustenta este trabalho corresponde aos princípios da Linguística Aplicada, enquanto campo fértil de investigação no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), subsidiada nos mesmos pressupostos, tendo como objetivo quais as lacunas e os silenciamentos da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual as interpretações são pautadas na ADD proposta por Bakhtin. Enquanto subsídio para a análise, foram considerados os seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 1999 e 2000) e Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (OCEM, 2006). Os enunciados oriundos da Proposta apresentam-se em uma estrutura discursiva em que a vontade de mudar e de se materializar existe no ensino de língua, no entanto, o que se evidencia, ainda é um estudo equivocado na condução desse ensino, marcado por um encaminhamento tradicional, que insiste em permanecer por conta da pouca compreensão acerca de ensino de língua/linguagem que perpassa o contexto educacional.
Abstract: This research consisted on the analysis of the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas, which was restructured by the State Secretariat of Education and Teaching Quality (SEDUC/AM). The theoretical support that supports this work corresponds to the principles of Applied Linguistics, as fertile field of research regarding Portuguese language teaching. The research was anchored on the theoretical-epistemological and methodological assumptions from Bakhtin Circle and the Dialogical Analysis of the Discourse (ADD), subsidized in the same assumptions, having as objective which gaps and silences from the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas. It is a qualitative research, in which the interpretations are based on the ADD proposed by Bakhtin. As an allowance for the analysis, following official documents are considered: National Curriculum Parameters (PCN, 1998, 1999 e 2000) and Portuguese Language High School Curricular Guidelines (OCEM, 2006). The statements coming from the Proposal are presented in a discursive structure in which the desire to change and materialize exists in language teaching, however, the evidenced, it is that there is still a wrong study in the conduction of this teaching, marked by a traditional approach, which insists on remaining on account of the poor understanding about language teaching that permeates the educational context.
Keywords: Língua portuguesa (Ensino médio)
Linguística aplicada
Análise do discurso
Círculo de Bakhtin
Língua portuguesa - Ensino - Amazonas
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Médio
Linguística Aplicada
Análise Dialógica do Discurso
Bakhtin
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: BENFICA, Karol Regina Soares. Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727
Issue Date: 29-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_KarolBenfica_PPGL.pdfDissertação_KarolBenfica_PPGL814.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.