???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMagalhães, Hiana Hiana Rodrigues da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072103055032476por
dc.contributor.advisor1Biazo, Glauber Cícero Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lates.cnpq.br/7842257570162042por
dc.contributor.referee1Rovai, Marta Gouveia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2017104349633265por
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Claudio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009362157043989por
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Hiana Rodrigues da Silva. O Festival da Canção de Parintins por meio das narrativas dos compositores: História, Memória e Identidades 1985-1991. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7845-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa compreender, no contexto da cidade de Parintins, a participação de personagens envolvidas na realização do Festival da Canção de Parintins (FECAP) no início da década de 1980. O evento propiciou uma ambiência de grande efervescência cultural e marcou a carreira musical de importantes compositores nascidos nesse município do interior amazônico. Para tanto, realizamos entrevistas pautadas pela história oral de vida profissional de compositores e organizadores do evento, considerando-os como sujeitos colaboradores da pesquisa. Através das histórias narradas, procuramos compreender o trabalho de memória executado pelos protagonistas e o papel do Festival da Canção na construção de uma identidade artística e musical. Nesse sentido, analisamos também a maneira como algumas canções populares pertencentes ao folclore parintinense foram sendo reconfiguradas pelos compositores no contexto do FECAP e passaram a fazer parte de uma memória coletiva que qualifica a sua produção e confere identidade ao grupo. Avaliamos, por fim, como suas memórias narrativas apresentam a sua produção artística e a contextualizaram num período de mudanças socio-culturais e políticas que marcaram a transição da ditadura para a democracia política no país.por
dc.description.abstractIn Parintins, during the decade of 1980, the city began the Parintins Music Festival (Festival da Canção de Parintins/FECAP). This event offered the city a cultural setting, one that would make it a center for cultural creativity. By examining the historical context, this dissertation aims at analyzing this moment of cultural effervescence, in a city in the interior of the Amazon. To do so, the instrument and work proposal we chose was that of interviewing the composers and organizers of this event, for those subjects were the main protagonists during the period of the Music Festivals in Parintins. Thanks to their stories, memories and reinvented identities, we note the involvement of the regional composers, collaborating to the creation of a musical identity, in which the traditional popular songs are present, while innovating tunes are gradually included. We will follow the lead that takes us from the folklore in Parintins, represented by the traditional melodies, to the cultural fusion, with the addition of new cultural elements and themes, so as to understand the multicultural melting pot this event represented to the group of composers created during the social, cultural and political changes in the context of the country, reflected in Parintins.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/39549/Disserta%c3%a7%c3%a3o_HianaMagalh%c3%a3es_PPGH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectMúsica - Parintins (Amazonas)por
dc.subjectCultura popular - Parintins (Amazonas)por
dc.subjectIdentidade de gênero na música - Parintins (Amazonas)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleO Festival da Canção de Parintins por meio das narrativas dos compositores: História, Memória e Identidades 1985- 1991por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.infoA Dissertação de Mestrado em História: O Festival da Canção de Parintins por meio das narrativas dos compositores: História, Memória e Identidades 1985-1991, construída a partir das narrativas dos compositores que são fontes orais, apresenta uma consistente e densa discussão sobre metodologia da história oral e das relações entre memória, identidade e história. Recupera aspectos relevantes da história do Baixo Amazonas ao mesmo tempo em que promove uma interessante articulação entre contextos histórico nacional e o regional. A dissertação se apresenta como um importante registro e reflexão sobre o Festival da Canção de Parintins, uma temática pouco visitada na historiografia sobre o Baixo Amazonas e com vocação para ser uma referência sobre esta temática.por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org./0000-0002-1297-6663por
dc.subject.userFestival da Canção de Parintinspor
dc.subject.userCompositorespor
dc.subject.userHistóriapor
dc.subject.userHistória oralpor
dc.subject.userMemória e identidadespor
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HianaMagalhães_PPGH.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons