???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Maria do Rosário de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840364227740725por
dc.contributor.advisor1Vaz, Marcos André Braz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734503770986416por
dc.contributor.referee1Dullius, Ângela Isabel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9045765842523860por
dc.contributor.referee2Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865por
dc.date.issued2020-04-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria do Rosário de. Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia.por
dc.description.abstractThis work aimed to understand how the didactic sequences mobilize the Statistical Literacy of high school students from public schools in the city of Humaitá, Amazonas, Brazil. In order to achieve the aim of this research, we adopted the Theory of Didactic Situations proposed by Brousseau (1996, 2008) as a theoretical framework and Didactic Engineering described by Artigue (1996) as a methodological framework. The investigation has a qualitative approach and demands bibliographic research and field. Participated in this research, 29 students from the 2nd grade of high school. The activities with these students were developed in meetings through problem situations involving the statistical concepts of average, median and mode. Interviews and open questionnaires were carried out to validate the Theory of Didactic Situations through Didactic Engineering. It was observed that it was possible, for some groups of students, to mobilize statistical literacy at the cultural and functional scientific levels. Thus, we can say that the use of didactic sequences was positive for the mobilization of statistical literacy in the calculation and determination of descriptive measures of average, median and mode contextualized to the theme of technology.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/39563/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MariadoRos%c3%a1rio_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstatística educacionalpor
dc.subjectEstatística - Estudo e ensino (Ensino médio)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOSpor
dc.titleLetramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6590-1112por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0006-7654por
dc.subject.userEducação estatísticapor
dc.subject.userLiteracia estatísticapor
dc.subject.userTeoria das Situações Didáticaspor
dc.subject.userMedidas de tendência centralpor
dc.subject.userEnsinopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MariadoRosário_PPGECH.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.