???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio
???metadata.dc.creator???: Costa, Philippe Nascimento da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos, Elizandra Rego de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Marcelo Brito da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.
Abstract: This research presents a historical-political review of Brazilian education, some historical moments, the impacts on educational policies and the philosophies of science involved are studied, with the objective of understanding the process that led to the construction and implementation of a Common National Curriculum Base. We seek to establish parallels with the epistemic thoughts of science and analyze the type of science that the Base intends to teach, as there is no clarity on this point in the normative documents that reformulated the structure of high school, and that impact the teaching and learning process in the sciences from nature. The research was qualitative, an exploratory-investigative documentary study of historical data and education documents. It was noticed that the Base is loaded with positive aspects of science, but there are points that are more open to different views, not favoring a more critical science teaching.
Keywords: Reforma do ensino
Ensino médio
Física (Ensino médio)
Avaliação educacional
Educação - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Reforma
Ensino médio
Ciências
BNCC
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: COSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
Issue Date: 8-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PhillipeCosta_PPGECIM.pdfDissertação_PhillipeCosta_PPGECIM1.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.