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dc.creatorFerreira, Dorimar Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859226825841227por
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacílio Libardoni dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973por
dc.contributor.referee1Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676por
dc.contributor.referee2Cardoso, Fernando Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3652915478113832por
dc.embargo.liftdatePeríodo de Embargo: 02/03/2021 - 10/01/2023por
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Dorimar Gomes. O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143-
dc.description.resumoA inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas de ensino e garantem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular, sofrem restrições em relação aos seus processos de escolarização devido ao desconhecimento de suas características de aprendizagem, tanto nas classes comuns do ensino regular, como no atendimento educacional especializado, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo conhecer como ocorre o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da educação especial nas Salas de Recursos Multifuncionais, a partir do olhar dos professores. Delineado pela abordagem Qualitativa de caráter Descritiva, a pesquisa buscou compreender esta realidade nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no Sul do Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba, os quais possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) sob gerência da SEDUC-AM. Fizeram parte da pesquisa professores do AEE. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisamos os dados a partir da Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Neste estudo, constatamos a partir dos relatos dos professores, dificuldades quanto ao acesso e permanência destes alunos nas SRM’s, principalmente com a família, pois as formas de aproximação não estão contribuindo ainda para que a família se perceba como parte importante no processo de inclusão. Percebemos esforços de práticas inclusivas, mas na maioria das vezes, são realizadas somente pelos professores do AEE.por
dc.description.abstractThe school inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness, the target audience of Special Education, has been ensured by legal instruments (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011a; BRASIL, 2015a ) that guide the education systems and guarantee the offer of Specialized Educational Service (AEE) in Multifunctional Resource Rooms. These, despite having guaranteed access to regular education, suffer restrictions regarding to to their schooling processes due to the lack of knowledge of their learning characteristics, both in the common classes of regular education, and in specialized educational assistance, especially in regions far from large centers. Thus, the present study aimed to know how the access and permanence of the target students of Special Education in the Multifunctional Resource Room occurs, from the perspective of the teachers. Outlined by the Qualitative approach of a Descriptive character, the research sought to understand this reality in municipalities of the Microregion of the Madeira River, in the South of Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí and Borba, which have a Multifunctional Resource Room (SRMs) under management of SEDUC-AM. AEE teachers were part of the research. For data collection, a semi-structured interview script was used. We analyzed the data from Descriptive Statistics and Content Analysis (BARDIN, 2009). In this study, we found, from the teachers' reports, difficulties regarding the access and permanence of these students in the SRM’s, mainly with the family, because the ways of approaching is not yet contributing for the family to perceive itself as an important part in the inclusion process. We perceive inclusive practice efforts, but most of the time, they are carried out only by the teachers of the AEE.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/44013/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DorimarFerreira_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/46990/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopor
dc.subjectPráticas inclusivaspor
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleO acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1048-8164por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6622-0047por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4776-2155por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3074-0988por
dc.subject.userInclusão Escolarpor
dc.subject.userSala de Recurso Multifuncionalpor
dc.subject.userAcessopor
dc.subject.userPermanênciapor
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