???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8308
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus
Other Titles: A look at the teachers who teach mathematics at Schools in the Countryside in Manaus
???metadata.dc.creator???: Vásquez, Alícia Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bacury, Gerson Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Melo, Elisângela Aparecida Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Lucélida de Fáma Maia da
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto atual, consideramos que processos formativos direcionados para a realidade dos professores e estudantes, são essenciais para promover um ensino significativo e crítico, voltado para uma educação que prime pela equidade. Nessa direção, o estudo em questão, reflete sobre o ensino de Matemática nas escolas do Campo, sobretudo as práticas de professoras egressas do Curso de Especialização em Educação do Campo – Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Deste modo, articulado às nossas vivências, experiências e no compartilhamento de conhecimentos voltados para o estabelecimento de aproximações entre o conhecimento prévio dos estudantes e os conteúdos abordados pelos professores em sala de aula, no Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/Ufam/CNPq, indagamos nessa pesquisa: Em que termos os processos de formação continuada contribuem para as práticas de professores que ensinam matemáticas nas escolas do Campo? Nesse sentido, objetivamos compreender as práticas de professores com o ensino de Matemática em escolas do campo, a partir dos processos de formação continuada. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada em um Estudo de Caso, tendo como participantes, duas professoras que atuam com o ensino de Matemática em escolas do Campo da cidade de Manaus-AM. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha e análise das informações, a observação, as anotações no diário de campo, as gravações audiovisuais e o uso dos percursos formativos, com base nas narrativas das professoras participantes da pesquisa, além da análise bibliográfica, pautada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelas participantes da pesquisa, no Curso de Especialização em Educação do Campo, com ênfase em práticas pedagógicas, oferecido pelo Programa Educação do Campo/Ufam. Quanto aos resultados encontrados, sinalizaram que as professoras consideram que a formação continuada corrobora para que reflitam e revejam as suas práticas com o ensino de Matemática no campo amazônico.
Abstract: In the current context, we consider that training processes directed to the reality of teachers and students, are essential to promote meaningful and critical education, focused on an education that strives for equity. In this direction, the study in question reflects on the teaching of Mathematics in rural schools, especially the practices of teachers who graduated from the Specialization Course in Rural Education – Federal University of Amazonas (Ufam). In this way, articulated to our experiences and knowledge sharing aimed at establishing approximations between the students' prior knowledge and the contents approached by the teachers in the classroom, in the Research and Research Group on Investigative Practices in Mathematics Education (GEPIMat) / Ufam / CNPq, we asked in this research: In what terms do the processes of continuing education contribute to the practices of teachers who teach mathematics in schools in the countryside? In this sense, we aim to understand the practices of teachers with the teaching of Mathematics in rural schools, based on the processes of continuing education. With a qualitative approach, the research in question is guided by a Case Study, having as participants, two teachers who work with the teaching of Mathematics in schools in the countryside of the city of Manaus-AM. Thus, we adopted as instruments for the collection and analysis of information, observation, notes in the field diary, audiovisual recordings and the use of training courses, based on the narratives of the teachers participating in the research, in addition to the bibliographic analysis, based on Course Completion Works (TCC) developed by the research participants, in the Specialization Course in Rural Education, with an emphasis on pedagogical practices, offered by the Rural Education Program / Ufam. As for the results found, they signaled that the teachers consider that the continuing education corroborates so that they reflect and review their practices with the teaching of Mathematics in the Amazonian field.
Keywords: Processos formativos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Ensino do campo
Práticas investigativas
Desenvolvimento profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada de professores
Educação do Campo
Ensino de Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VÁSQUEZ, Alícia Gonçalves. Um olhar para as professoras que ensinam matemáticas nas Escolas do Campo em Manaus. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8308
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlíciaVásquez_PPGE.pdfDissertação_AlíciaVásquez_PPGE1.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons