???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Elias Bezerra de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4625716831876929 | por |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Eliane Regina Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 | por |
dc.contributor.referee1 | Ferst, Enia Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9440327013420265 | por |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Valmir Flores | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 | por |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elias Bezerra de. Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8342 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa objeto dessa dissertação nasceu das inquietações do homem-docente pesquisador que, nas idas e vindas da vida pessoal e profissional foi se constituindo sujeito incomodado com o equívoco entre exames e avaliações no âmbito escolar. O que se configurou como possibilidade de investigação a partir do ingresso no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Humanidades quando focalizamos nosso olhar para o problema: como os discentes do Ensino Médio Técnico Integrado percebem a avaliação da aprendizagem escolar no IFAM, Campus Lábrea? A partir disso, delineamos como objetivo geral analisar a percepção de estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea sobre a avaliação da aprendizagem. O referencial teórico metodológico se sustentou no ciclo de políticas e em autores que se dedicam ao estudo da avaliação da aprendizagem. A metodologia ancorou-se na abordagem qualitativa, na pesquisa documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas objetivas e subjetivas que foi aplicado via on-line através da ferramenta Google Forms, contendo 13 questões (7 objetivas e 6 subjetivas). A aplicação foi realizada dessa maneira em função da necessidade do distanciamento social advindo com a crise sanitária global provocada pela pandemia da Covid-19. Os resultados do processo de coleta e análise foram organizados em três eixos: diálogo e investigação no processo avaliativo; dinâmica da prática pedagógica avaliativa; coerência entre a prática avaliativa e o conteúdo curricular. A partir disso, apresentamos algumas sínteses conclusivas: há documentos norteadores para avaliação no contexto nacional e local, entretanto, falta o Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI específico para a realidade do Campus Lábrea que observa plano institucional do IFAM do Amazonas (Resolução nº 61-CONSUP/IFAM, de 29 de julho de 2019); constatou-se a prevalência da Pedagogia Tradicional legitimada nas provas, na forma de correção e feedback e até na inconsistência entre o que era ensinado e o que era cobrado nas provas; não se observa na prática o desenvolvimento de uma política pedagógica “produzida” na atuação; na prática não se constata uma perspectiva construtiva de educação. As respostas das/os participantes da pesquisa evidenciam a existência de professores que continuam usando as luzes pedagógicas opacas de uma Pedagogia Tradicional e excludente do passado para olhar a educação do presente. | por |
dc.description.abstract | La investigación en la que se centra esta disertación nació de las inquietudes de un hombre docente-investigador que, en las idas y venidas de la vida personal y profesional, se fue constituyendo como un sujeto incómodo con la incomprensión entre exámenes y evaluaciones en el ámbito escolar. Eso se configuró como una posibilidad de investigación a partir del ingreso al Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Humanidades, cuando nuestra mirada se enfocó en el problema: ¿cómo los estudiantes de Educación Media Técnica Integrada perciben la evaluación del aprendizaje escolar en el IFAM, Campus Lábrea? A partir de ahí, delineamos como objetivo general analizar la percepción de los estudiantes de 2° año de la Educación Media Técnica Integrada del IFAM, Campus Lábrea, sobre la evaluación del aprendizaje. El referente teórico-metodológico se sustentó en el ciclo de políticas y en autores que se dedican al estudio de la evaluación del aprendizaje. La metodología se ancló en el enfoque cualitativo, en la investigación de carácter documental y de campo, adoptando como instrumento de recolección de datos el cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas. Este fue aplicado vía online, a través de la herramienta Google Forms, conteniendo 13 preguntas (7 objetivas y 6 subjetivas). La aplicación fue realizada de esa manera en función de la necesidad de distanciamiento social, que se generó con la crisis sanitaria global provocada por la pandemia de Covid-19. Los resultados del proceso de recolección y análisis de los datos fueron organizados en tres ejes: diálogo e investigación en el proceso de evaluación; dinámica de la práctica pedagógica evaluativa; coherencia entre la práctica evaluativa y el contenido curricular. Con eso, presentamos algunas conclusiones de manera sintética: Existen documentos rectores para la evaluación en el contexto nacional y local, sin embargo, falta el Proyecto Político Pedagógico Institucional – PPPI específico para la realidad del Campus Lábrea que observa el plan institucional del IFAM del Amazonas (Resolución N° 61-CONSUP/IFAM, del 29 de julio de 2019); se constató la prevalencia de la Pedagogía Tradicional legitimada en las pruebas, en la forma de corregir, en el feedback y hasta en la inconsistencia entre lo que era enseñado y lo que era requerido en las pruebas; no se observa en la práctica el desarrollo de una política pedagógica “producida” en el ejercicio de enseñanza; no se comprueba una perspectiva constructiva de educación. Las respuestas de las y los participantes de la investigación evidencian la existencia de profesores que continúan usando las luces pedagógicas opacas de un método tradicional y excluyente del pasado para la educación del presente. | spa |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/47110/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EliasBezerra_PPGECH.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Currículo escolar | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | por |
dc.subject | Lábrea (AM) | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: o que dizem os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do IFAM, Campus Lábrea - Amazonas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-6018-7140 | por |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0855-4919 | por |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3509-3609 | por |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0001-8225-372X | por |
dc.subject.user | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject.user | Estudantes do ensino médio técnico integrado | por |
dc.subject.user | Pedagogia Construtiva | por |
dc.subject.user | IFAM Campus Lábrea | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_EliasBezerra_PPGECH.pdf | Dissertação_EliasBezerra_PPGECH | 2.6 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.