???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Leoniza Saraiva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4190065232340317por
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Isabel Alonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043por
dc.contributor.referee1Ruivo, Marina Silva-
dc.contributor.referee1Lattes*por
dc.contributor.referee2Cortivo, Raquel Aparecida Dal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1104061269028718por
dc.embargo.liftdatePeríodo de embargo: 29/07/2021-10/01/2023por
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Leoniza Saraiva. Narrativas de professoras e professores sobre a Literatura de Autoria Feminina nos contextos de formação escolar e não escolar: um olhar para o Curso de Letras. 2021. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8373-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva analisar as memórias narrativas das professoras e professores egressos e docentes do Curso de Letras do IEAA-UFAM e buscar detectar em que momento a Literatura de Autoria Feminina (LAF) foi apresentada a estas/estes docentes e se as memórias narradas se refletem, de alguma forma, em suas práticas pedagógicas no ensino de literatura. Os objetivos específicos são: I. Mostrar os aspectos históricos de produção da LAF no contexto brasileiro; II. Identificar elementos que mostrem a LAF na formação inicial dos/das professores/as do curso de Letras do IEAA-UFAM a partir de documentos oficiais do Curso; III. Analisar as narrativas das/dos docentes do Curso de Letras do IEAA-UFAM e também das/dos professoras/es que são egressas/os do Curso de Letras, a respeito de suas memórias marcadas pela LAF, verificando se estas se refletem em suas práticas pedagógicas no ensino da Literatura, Linguagens e Língua Portuguesa. O arcabouço teórico que sustenta esta dissertação está articulado entre o campo dos Estudos Culturais, os Estudos Feministas, os Estudos sobre a Memória, Formação Docente, entre outros que se aproximam da temática. Os procedimentos metodológicos utilizados têm por base os estudos pós-críticos de pesquisa em educação, com foco nas entrevistas narrativas. O estudo mostra vários pontos da história da LAF no Brasil até o município de Humaitá-AM, também traz as narrativas dos/das docentes sobre a sua formação inicial, apontando quando a LAF começou a fazer parte da vida de cada um/uma, a identificação deles com as autoras, de forma que a educação acontecia na escola e fora dela. Durante o estudo são também apresentadas as grades curriculares do Curso de Letras do IEAA-UFAM (a antiga e a atual), são apontadas disciplinas que trabalham com a LAF e fornecidas sugestões de outras que poderiam incluí-la. E, por fim, ao analisar as memórias narrativas dos sujeitos detectou-se que estes têm memória da LAF e se identificaram com elas. Alguns, sob influência de suas memórias, levam a LAF para sua práxis de sala de aula, outros ainda estão se organizando para fazer isso e apenas um entrevistado afirmou não ter nenhum tipo de influência da LAF.por
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the narrative memories of graduated teachers and faculty members of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM and aims to detect when the Literature of Female Authorship (LFA) was presented to them and if their narrated memories reverberate, somehow, in their teaching literature practice. The specific aims are: I. Showing the historical aspects of Female authorship in Brazilian context; II. Identifying elements that evidence the LFA in the teacher education of the Languages course of IEAA-UFAM from the official course documents; III. Analyzing the narrative of the faculty members of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM and also of the graduated teachers of the Languages course about their memories of LFA, in order to verify if these memories reverberate in their teaching practices of literature, languages and Portuguese language. The theoretical basis that supports this thesis is articulated with the Cultural studies, the Feminist Theory, the Memory studies, Teaching training, among others about this theme. The methodology approach used are based on post-critic studies of education research, focusing on narrative interviews. The study reveals many aspects of the history of LFA in Brazil and in Humaitá-Amazon, and also shows the professors’ narratives about their teacher education, indicating when the LFA started to be a part of their lives, their personal identification with some female authors, so that education happened inside and outside classroom. The research also presents the curriculum structures of the Letters Course-Portuguese and English of IEAA-UFAM (the former and the new one), in which the courses that deal with the LFA are indicated and some suggestions of other courses that could include the LFA teaching are made. Lastly, after analyzing the narrative memories of the subjects, it was noticeable that they have memory of LFA and also have identification with it. Some of them, influenced by these memories, take the LFA to their teaching practices in classroom, while some others are still trying to organize themselves to do that, and only one of them said not having influence from the LFA.por
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/47641/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LeonizaSantana_PPGECH.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/47685/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectMulheres na educaçãopor
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopor
dc.subjectHumaitá (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleNarrativas de professoras e professores sobre a Literatura de Autoria Feminina nos contextos de formação escolar e não escolar: um olhar para o Curso de Letraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoA maior dificuldade é a questão da área referente a licença. Por ser meu primeiro depósito tive muitas dúvidas e não havia explicação a contento. Sugiro que seja feito um passo a passo mais claro, com mais explicações a respeito da resposta que damos e suas consequências com exemplos. Ajudaria bastante.por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2960-1200por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6619-6219por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0632-5012por
dc.subject.userEnsino de Literatura de Autoria Femininapor
dc.subject.userFormação Docentepor
dc.subject.userProfessoras e Professorespor
dc.subject.userMemórias Narrativaspor
dc.subject.userIdentidadepor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LeonizaSantana_PPGECH.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons