???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzevedo, Romualdo Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7734011765389988eng
dc.contributor.advisor1Gadelha, Bruno Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4987487225451219eng
dc.contributor.advisor-co1Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271eng
dc.contributor.referee1Menezes, Crediné Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909eng
dc.contributor.referee2Chaves, Thaís Helena Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200eng
dc.date.issued2021-03-04-
dc.identifier.citationAzevedo, Romualdo Costa de. RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480-
dc.description.resumoA dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar conteúdos de modelagem por meio de uma forma mais atrativa aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é auxiliar ensino-aprendizagem na modelagem software por meio de aprendizagem colaborativa em disciplinas de Engenharia de Software. Desse modo, apresenta-se a RP-UML, uma arquitetura pedagógica que estimula o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo por meio da técnica de Revisão por Pares no decurso do ensino-aprendizagem de modelagem. Assim, utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa-ação, para a condução deste estudo e o desenvolvimento deste artefato. Para tanto, houve uma avaliação diagnóstica do problema de modo a elencar conceitos sobre a dificuldade de aprender UML seguida de um estudo de caso para observar a adoção da Revisão por Pares ao longo da atividade de modelagem em salas de aulas de graduação em Engenharia de Software. Com isso, tornou-se possível conceber o desenho inicial da arquitetura, instanciando os seus elementos e desenvolver uma ferramenta que pudesse dar suporte à técnica de Revisão por Pares e atuasse como suporte tecnológico da RP-UML. Assim, realizou-se um estudo de caso para observar a atuação da RP-UML durante o ensino-aprendizagem de modelagem de software, verificando os aspectos pedagógicos acerca da atuação da arquitetura e verificando a ferramenta por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM).eng
dc.description.abstractThe difficulty of learning systems modeling with Unified Modeling Language diagrams (UML) has been addressed in studies related to the teaching of Software Engineering. Currently, these studies range from the most common mistakes during the learning of systems modeling to new and attractive approaches for teaching this subject. In this context, the objective of this work is to assist the teaching-learning process of software modeling through the use of a collaborative learning technique in Software Engineering disciplines. Thus, we present the RP-UML, a pedagogical architecture that encourages the development of group work skills through the Peer Review technique as a collaborative learning approach in a systems modeling course. So, we adopted a methodology based on action-research to conduct this study and the development of this artifact. For this, we conducted a diagnostic study in order to list concepts about the difficulty of learning UML. So, we conducted a case study to observe the adoption of the Peer Review technique throughout the systems modeling activity in undergraduate classrooms in a Software Engineering course. With that, it became possible to conceive the initial design of the RP-UML, instantiating its elements and developing a tool that can support the Peer review technique. Thus, we carried out a case study to observe the performance of RPUML during the teaching-learning of software modeling, verifying the pedagogical aspects of the performance of architecture and verifying the tool through a questionnaire based on the Acceptance Model of Technology (TAM).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/49455/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RomualdoAzevedo_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCollaborative Learningeng
dc.subjectPeer Revieweng
dc.subjectPedagogical Architectureeng
dc.subjectSoftware Engineering Teachingeng
dc.subjectSystems Modelingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleRP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoColocar links de ajuda, no caso para referências e acesso ao currículo Lattes.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7007-5209eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2709-7135eng
dc.subject.userAprendizagem Colaborativapor
dc.subject.userRevisão por Parespor
dc.subject.userArquitetura Pedagógicapor
dc.subject.userEnsino de Engenharia de Softwarepor
dc.subject.userModelagem de Sistemaspor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RomualdoAzevedo_PPGI.pdfDissertação_RomualdoAzevedo_PPGI6.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.