???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Romário Lira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1419623941608251eng
dc.contributor.advisor1Barreto, Raimundo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132672107627968eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Elaine Harada Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761eng
dc.contributor.referee2Silva, Javier Martinez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400448405192982eng
dc.date.issued2019-03-31-
dc.identifier.citationBATISTA, Romário Lira. Uma técnica formal para avaliação automática e geração de feedback no contexto da educação digital. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8534-
dc.description.resumoAs escolas modernas tentam se integrar as vantagens da tecnologia da informação em seus meios pedagógicos. No entanto, essas tentativas usualmente limitam-se a apenas acoplar junto ao ambiente físico, artefatos de hardware para que estudantes e professores possam utilizá-los. Quando busca-se incorporar a cultura tecnológica à educação, busca-se também incorporar novas formas de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, não basta utilizar recursos alternativos e tecnologias de ponta, se não se desenvolver capacidades estratégicas de como e quando usar tais recursos no processo de ensino-aprendizagem. A tarefa de avaliar e classificar o desempenho de estudantes, além de fornecer informações com base nessas avaliações, é um dos pontos em que a integração com a tecnologia busca atuar. Essa automatização traz ganhos de produtividade e de gerenciamento de tempo tanto para professores quanto para alunos. A avaliação automática é uma técnica algorítmica usada para provar/refutar que a resposta de um aluno atende a critérios estabelecidos pelo professor. Quando uma resposta é classificada como “incorreta”, a avaliação dá sequência ao processo de feedback, que consiste no provimento de informação sobre o desempenho do estudante, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados por meio de recomendações. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma metodologia que busca automatizar a tarefa de avaliar o desempenho de um estudante e fornecer feedback para alunos e professores no cenário de educação digital. Ao contrário de outros trabalhos com objetivos semelhantes, esta proposta busca utilizar um método formal, baseado em rede de Petri, como meio de garantir a consolidação e a sistematização das informações a serem avaliadas. A avaliação automática é apresentada em função da modelagem formal do comportamento do estudante ao responder uma atividade avaliativa. Já o feedback é baseado na verificação de propriedades e componentes desse modelo. Foi feita uma revisão sistemática da literatura onde foram identificados onze métodos utilizados a respeito do tema, sendo dez relacionados à avaliação e seis a feedback. Entretanto, há poucos trabalhos que usam métodos formais para a automatização da avaliação e geração de feedback. Foram conduzidos estudos de casos da aplicação do método proposto, onde são demonstradas situações de alunos, em duas perspectivas: a pedagógica, que relaciona as métricas com resultado final da avaliação do modelo formal do comportamento aluno; e a técnica, que mostra como os critérios que o professor seleciona podem ser atendidos a partir dos elementos e/ou propriedades do modelo para gerar feedback do desempenho do estudante na avaliação. Os resultados mostram que a metodologia proposta é promissora porque consegue efetivamente provar a corretude da avaliação e, adicionalmente, prover feedback para os alunos e professores quando estes apresentam alguma falha no desempenho.eng
dc.description.abstractModern schools try to integrate the advantages of information technology in their pedagogical means. However, these attempts are usually limited to just attaching to the physical environment, hardware artifacts so that students and teachers can use them. When seeking to incorporate technological culture into education, they also seek to incorporate new forms of teaching and learning. Therefore, it is not enough to use alternative resources and state-of-the-art technologies unless strategic capacities are developed on how and when to use such resources in the teaching-learning process. The task of assessing and classifying student performance, in addition to providing information based on these assessments, is one of the points in which integration with technology seeks to act. This automation brings productivity and time management gains for both teachers and students. Automatic assessment is an algorithmic technique used to prove/reflect that a student’s response meets criteria established by the teacher. When a response is classified as "incorrect", the assessment follows the feedback process, which consists of providing information about the student’s performance, aiming to reorient or stimulate more appropriate future behavior through recommendations. In this sense, this work presents a methodology that seeks to automate the task of evaluating a student’s performance and provide feedback to students and teachers in the digital education scenario. Unlike other works with similar objectives, this proposal seeks to use a formal method, based on Petri net, as a means of ensuring the consolidation and systematization of information to be evaluated. The automatic evaluation is presented as a function of the formal modeling of student behavior when responding to an evaluation activity. The feedback is based on the verification of properties and components of this model. A systematic review of the literature was performed where eleven methods were identified, ten of them related to the evaluation and six to the feedback. However, there are few works that use formal methods to automate the evaluation and generate feedback. Case studies of the application of the proposed method were conducted, where situations of students are demonstrated from two perspectives: the pedagogical, which relates the metrics with the final result of the evaluation of the formal model of student behavior; and the technique, which shows how the criteria that the teacher selects can be met from the elements and/or properties of the model to generate feedback on student performance in the evaluation. The results show that the proposed methodology is promising because it can efectively prove the correctness of the assessment and, additionally, provide feedback to students and teachers when they present some flaw in performance.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/50498/Dissertacao_RomarioBatista_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAOeng
dc.titleUma técnica formal para avaliação automática e geração de feedback no contexto da educação digitaleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userAvaliação automáticapor
dc.subject.userFeedback automáticopor
dc.subject.userEducação Digitalpor
dc.subject.userMétodos formaispor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_RomarioBatista_PPGI.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons