???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8573
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições
???metadata.dc.creator???: Silva, Oderlene Bráulio da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Borges, Heloísa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carmo, Eraldo Souza do
???metadata.dc.contributor.referee4???: Zientarski , Clarice
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve o objetivo de analisar o trabalho ribeirinho (produzido nos espaços terra, água e floresta) e seu princípio educativo e as convergências e contradições com as práticas educativas da escola da comunidade São Miguel. O estudo foi realizado na comunidade ribeirinha São Miguel do Município de Benjamin Constant situado na Mesorregião do Alto Solimões- AM e envolveu os moradores (crianças, adolescentes, adultos e idosos) inseridos nas atividades produtivas (agricultura, pesca e extrativismo vegetal) da comunidade, os docentes da escola da comunidade e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Para o alcance do objetivo da investigação foi desenvolvida uma pesquisa de campo a partir do materialismo histórico- dialético e das técnicas: levantamento bibliográfico, observação participante, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. As discussões e análises foram fundamentadas nos estudos de Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Pistrak, dentre outros teóricos da sociologia marxista. O resultado do estudo foi que o trabalho na comunidade, realizado na terra, na água e na floresta, é tido como forma de manutenção do coletivo familiar/social e como princípio educativo que possui uma pedagogia própria, possibilitadora da transmissão-assimilação ativa de saberes, atitudes e práticas. Porém, o estudo também evidenciou que o trabalho e seu princípio educativo é negado no currículo e na prática educativa da Escola São Miguel. Portanto, a pesquisa possibilitou a compreensão da formação humana dos sujeitos ribeirinhos amazônicos, oriunda dos espaços comunidade e escola, demonstrando que o trabalho produtivo configura-se como princípio educativo, mesmo frente aos desafios impostos pelo capitalismo excludente que orienta as bases das políticas educacionais e impulsiona a escola a desenvolver práticas educativas desvinculadas da realidade da comunidade.
Abstract: The research aimed to analyze the riverside work (produced in land, water and forest) and its educational principle and the convergences and contradictions with the educational practices of the school in the São Miguel community. The study was carried out in the riverside community of São Miguel in the municipality of Benjamin Constant located in the Mesoregion of Alto Solimões-AM and involved residents (children, teenagers, adults and elderly) involved in the productive activities (agriculture, fishing and plant extraction) of the community, the community school teachers and the pedagogical team of the Municipal Department of Education. To reach the objective of the investigation, a field research was developed from the historical-dialectical materialism and techniques: bibliographic survey, participant observation, semi-structured interview and document analysis. Discussions and analyzes were based on studies by Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Pistrak, among other theorists of Marxist sociology. The result of the study was that work in the community, carried out on land, in water and in the forest, is seen as a way of maintaining the family/social collective and as an educational principle that has its own pedagogy, enabling the active transmission-assimilation of knowledge , attitudes and practices. However, the study also showed that work and its educational principle are denied in the curriculum and educational practice of Escola São Miguel. Therefore, the research made it possible to understand the human formation of Amazonian riverine subjects, coming from the community and school spaces, demonstrating that productive work is configured as an educational principle, even in the face of the challenges imposed by the exclusionary capitalism that guides the bases of educational policies and encourages the school to develop educational practices disconnected from the reality of the community.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Trabalho e educação
Campesinato
Capitalismo
Comunidade e escola ribeirinha
Work and education
Peasantry
Capitalism
Riverside community and school
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Oderlene Bráulio da. O princípio educativo do trabalho ribeirinho na comunidade e na escola: convergências e contradições. 2021. 396 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8573
Issue Date: 28-May-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_OderleneSilva_PPGE.pdf5.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.