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dc.creatorLopes, Flavio Alison Simas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151192287069279eng
dc.contributor.advisor1Braga, Marcel Bruno Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1142247924140098eng
dc.contributor.advisor-co1Costa, David Antônio da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716603062813715eng
dc.contributor.referee1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566027531758636eng
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.citationLOPES, Flavio Alison Simas. Geometria de fractal aplicada aos resistores: atividade experimental investigativa baseada em evidências. 2022. 280 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8783-
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo elaborar uma atividade experimental investigativa com base em evidências buscando solucionar uma associação de resistores em fractal triângulo de Sierpinski. A atividade foi desenvolvida por meio de uma adaptação de uma atividade experimental originalmente elaborada por Ching em 1994, no artigo Overcoming Resistence whith Fractal. A proposta visa contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas envolvendo os conceitos básicos de corrente, tensão e resistência no âmbito do laboratório de eletricidade e magnetismo da Universidade Federal do Amazonas, tendo sido aplicada no primeiro período de 2021, aos alunos da disciplina de Laboratório de Física Geral III (N = 32). A perspectiva filosófica de Edgar Morin contribui em uma reflexão mais delimitado quanto a visão dos fenômenos explorando modelos que aproximam a realidade. A metodologia de ensino situa-se na Educação Baseada em Evidências de Thomas e Richard Pring, com um ensino investigativo que favoreça a ocorrência de uma aquisição significativa de conceitos. A otimização do design didático da atividade experimental apoia-se no suporte teórico do Design-Based Research (DBR). A pesquisa se caracteriza com uma abordagem mista, do tipo multifásica, com ênfase qualitativa, e se baseia na Teoria Fundamentada dos Dados combinando o método de entrevista por grupo focal (software MAXQDA20) e avaliação de desempenho (Teoria Clássica dos Testes como procedimento de análise). A construção do instrumento denominado Conceitos Básicos de Corrente, Resistência e Tensão (CBCRT - FRACTAL) advém da compilação de dois testes conhecidos na literatura, sendo construídos três itens originais pertinentes. O teste foi classificado como difícil e obteve-se uma consistência moderada (α=0,61). Destacam-se as dificuldades em lembrar o conceito de circuito elétrico de corrente contínua (y9, y17), compreender associação paralela (y4), compreender o conceito de resistência (y16, y18), e o comportamento da corrente elétrica (y11), principalmente no funcionamento de circuito em série (y3). O produto educacional gerado é um manual de orientações integrado a uma plataforma online para interação entre docentes na implementação da proposta do re-design, contendo informações complementares de apoio e possibilidade de compartilhamento de evidências de desempenho e boas práticas.eng
dc.description.abstractThe study aimed to develop an investigative experimental activity based on evidence seeking to solve an association of resistors in a Sierpinski triangle fractal. The activity was developed through an adaptation of an experimental activity originally developed by Ching in 1994, in the article Overcoming Resistance whith Fractal. The proposal aims to contribute to the development of cognitive skills involving the basic concepts of current, voltage and resistance within the electricity and magnetism laboratory of the Federal University of Amazonas, having been applied in the first period of 2021, to students of the Physics Laboratory discipline. General III (N = 32). Edgar Morin's philosophical perspective contributes to a more delimited reflection on the vision of phenomena by exploring models that approximate reality. The teaching methodology is based on the Evidence-Based Education of Thomas and Richard Pring, with an investigative teaching that favors the occurrence of a significant acquisition of concepts. The optimization of the didactic design of the experimental activity is supported by the theoretical support of Design-Based Research (DBR). The research is characterized by a mixed approach, of the multiphase type, with a qualitative emphasis, and is based on the Grounded Theory of Data combining the focus group interview method (MAXQDA20 software) and performance evaluation (Classical Test Theory as an analysis procedure). ). The construction of the instrument called Basic Concepts of Current, Resistance and Voltage (CBCRT - FRACTAL) comes from the compilation of two tests known in the literature, with three original pertinent items being constructed. The test was classified as difficult and a moderate consistency was obtained (α=0.61). The difficulties in remembering the concept of direct current electric circuit (y9, y17), understanding parallel association (y4), understanding the concept of resistance (y16, y18), and the behavior of electric current (y11), especially in series circuit operation (y3). The educational product generated is a guidance manual integrated into an online platform for interaction between teachers in the implementation of the re-design proposal, containing complementary information to support and the possibility of sharing evidence of performance and good practices.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/54660/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FlavioLopes_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFractais - Experiênciaspor
dc.subjectCircuito Elétrico - Experiênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICAeng
dc.subject.cnpqOUTROS: CIENCIASeng
dc.titleGeometria de fractal aplicada aos resistores: atividade experimental investigativa baseada em evidênciaseng
dc.title.alternativeFractal geometry applied to resistors: evidence-based investigative experimental activityeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2226-1538eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6107-7998eng
dc.subject.userTeoria fundamentadapor
dc.subject.userEnsino investigativopor
dc.subject.userExperimentopor
dc.subject.userGeometria de Fractalpor
dc.subject.userCircuito Elétricopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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