???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8813
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A regência variável do verbo ir, de movimento na escrita de alunos do 3 ano do ensino médio: uma análise sociolinguística
???metadata.dc.creator???: Lima, Lauriane Teixeira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Chain, Soraya Paiva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Flávia Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Mateus Coimbra de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo propôs investigar, à luz da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística Educacional, o processo de variação da regência do verbo ir, de movimento, na escrita de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Caburi, localizada na zona rural do município de Parintins (AM). Para isso foram coletados 72 textos escritos em três gêneros controlados, a saber: teste de produção linguística, questionário social e relato pessoal. Foram consideradas as seguintes variáveis independentes extralinguísticas: sexo, localidade e gênero textual (teste de produção linguística, questionário social e relato pessoal). Quanto às variáveis independentes linguísticas, foram controladas: o grau de definitude do locativo: definido/não definido, grau de definitude do locativo: presença/ausência de determinante, grau de definitude do locativo: gênero gramatical do locativo, demarcação do locativo, configuração do locativo, pessoa do discurso, tempo verbal, modo verbal e narratividade do discurso. Para a análise dos dados, foi utilizado o programa estatístico Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE e SMITH, 2005). De maneira geral, os resultados foram os seguintes: de 694 ocorrências coletadas das preposições do complemento locativo do verbo ir, de movimento, 327 foram da variante em (47,1%), 306 da variante a (44,1%) e 61 da variante para (8,8%). Em relação aos grupos de fatores controlados (linguísticos e extralinguísticos), para a aplicação da regra, a variante em (em oposição à preposição a), foram relevantes os seguintes grupos, por ordem de seleção: grau de definitude do locativo: gênero gramatical do locativo, sexo, localidade, tempo verbal, gênero textual e modo verbal. Em uma rodada complementar, considerando a oposição entre a variante em (aplicação da regra) versus para foram selecionadas as seguintes variáveis: grau de definitude do locativo: presença/ausência de determinante, pessoa do discurso, narratividade do discurso, localidade e gênero textual. Os resultados que alcançamos com esta pesquisa podem servir para uma reflexão direcionada ao ensino de língua portuguesa e à relação do ensino-aprendizagem desse componente curricular com o processo de variação da língua na fala e seus reflexos na escrita em contexto formal, como é o caso dos textos escritos, especificamente dos gêneros textuais investigados.
Abstract: This study proposed to investigate, in the light of Variationist Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics, the process of variation of the regency of the verb to go, of movement, in the writing of students of the 3rd year of High School at Escola Estadual de Caburi, located in the rural area of the municipality from Parintins (AM). For this, 72 texts written in three controlled genres were collected, namely: linguistic production test, social questionnaire and personal report. The following independent extralinguistic variables were considered: sex, location and textual genre (linguistic production test, social questionnaire and personal report). As for the linguistic independent variables, the following were controlled: the degree of locative definiteness: definite/undefined, degree of locative definiteness: presence/absence of determinant, degree of locative definiteness: grammatical gender of the locative, demarcation of the locative, configuration of the locative, person of speech, tense, verb mood and narrativity of speech. For data analysis, the statistical program Goldvarb X was used (SANKOFF, TAGLIAMONTE and SMITH, 2005). In general, the results were as follows: of the 694 occurrences collected of the prepositions of the locative complement of the verb to go, of movement, 327 were of the variant in (47,1%), 306 of the variant to (44,1%) and 61 from the variant to (8,8%). Regarding the groups of controlled factors (linguistic and extralinguistic), for the application of the rule, the variant in (as opposed to the preposition to), the following groups were relevant, in order of selection: degree of definity of the locative: grammatical gender of the locative, gender, locality, tense, textual genre and verb mood. In a complementary round, considering the opposition between the variant in (application of the rule) versus to, the following variables were selected: degree of locative definiteness: presence/absence of determinant, person of discourse, narrativity of discourse, location and textual genre. The results that we have achieved with this research can serve for a reflection directed to the teaching of Portuguese language and the relationship of the teaching-learning of this curricular component with the process of variation of the language in the speech and its reflexes in the writing in a formal context, as is the case of written texts, specifically of the textual genres investigated.
Keywords: Sociolinguística - Análise
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Parintins (AM)
Língua portuguesa - Escrita
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Sociolinguística
Ensino de Língua Portuguesa
Variação de regência do verbo ir
Gêneros textuais
Sociolinguistics
Portuguese language teaching
Variation of regency of the verb go
Textual genres
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: LIMA, Lauriane Teixeira de. A regência variável do verbo ir, de movimento na escrita de alunos do 3 ano do ensino médio: uma análise sociolinguística. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8813
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LaurianeLima_PPGL.pdfDissertação_LaurianeLima_PPGL2.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.