???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8907
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Um olhar sobre a formação de professores no curso de Pedagogia/PARFOR em Borba/AM: as contribuições para o desenvolvimento de uma inteligência plena |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Karolayne Êndrea da Cruz ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ghedin, Evandro Luiz |
First advisor-co: | Silva, Thaiany Guedes da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Falcão, Nádia Maciel |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Silva, Thaiany Guedes da |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa discute uma relação entre Educação e Neurociências, mais especificamente acerca da interface Formação de professores e a Teoria da Inteligência Plena, tendo como objetivo Investigar as contribuições do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) ao desenvolvimento da inteligência plena dos professores graduandos no curso de Pedagogia, no contexto do município de Borba-AM. Para alcançar este objetivo, perpassamos pelos seguintes objetivos específicos a) Realizar o levantamento e análise documental das diretrizes nacionais e locais do PARFOR buscando identificar quais orientações fomenta acerca da formação de professores; b) Revelar as contribuições do PARFOR a partir do relato de como, professores formadores e professores em formação, concebem a implicação do Programa à formação docente e ao desenvolvimento da inteligência plena; c) Refletir quais perspectivas e implicações a mobilização do conceito de Inteligência Plena oferece ao processo formativo dos professores do curso de Pedagogia do PARFOR no contexto do município de Borba-AM. A temática central da pesquisa gira em torno do PARFOR, desenvolvido no Município de Borba, interior do estado do Amazonas, e as contribuições deste aos docentes locais, para o desenvolvimento de uma Inteligência Plena baseada na triárquica teoria de Robert Sternberg e Elena Grigorenko. O percurso metodológico está centrado na abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, sob o olhar do método da hermenêutica crítica no que tange a problematização, coleta e análise de dados. A partir da análise e investigação dos dados levantados, concluímos que apesar das limitações concernentes ao modelo de formação e funcionalidade do PARFOR, e um raso conhecimento por parte dos docentes concernentes ao desenvolvimento do processo cognitivo superior da Inteligência, há grandes indícios de que esta formação colabora significantemente para o desenvolvimento da Inteligência Plena. Os resultados mostram que através das disciplinas ministradas, processo de ensino/aprendizagem e avaliação, é possível desenvolver a tríade que esta teoria aborda, perpassando pelas capacidades de pensamento analítico, criativo e prático. |
Abstract: | The research discusses a relationship between Education and Neurosciences, more specifically about the interface Teacher Training and the Theory of Full Intelligence, to investigate the contributions of the National Plan for Training Teachers of Basic Education (PARFOR) to the development of full intelligence of teachers graduating in the Pedagogy course, in the context of the city of Borba-AM. To achieve this objective, we go through the following specific objectives a) Survey and document analysis of national and local PARFOR guidelines seeking to identify its guidelines on teacher training; b) Reveal the contributions of PARFOR from the account of how teacher trainers and teachers in training conceive the program involvement in teacher training and the development of full intelligence; c) Reflect on the perspectives and implications the mobilization of the concept of Full Intelligence offers to the training process of the teachers of the PARFOR Pedagogy course in the context of the city of Borba-AM. The central theme of the research revolves around PARFOR, developed in the city of Borba, in the interior of the state of Amazonas, and its contributions to local teachers, for the development of a Full Intelligence based on the triarchic theory of Robert Sternberg and Elena Grigorenko. The methodological course is centered on a qualitative approach, with field research, under the view of the critical hermeneutic method regarding the problematization, collection and analysis of data. From the analysis and investigation of the data collected, we concluded that despite the limitations concerning the training and functionality model of PARFOR, and a superficial knowledge on the part of the teachers concerning the development of the superior cognitive process of Intelligence, there are strong indications that this training contributes significantly to the development of Full Intelligence. The results show that through the discipline taught, the teaching/learning process and evaluation, it is possible to develop the triad that this theory discuss, passing through the capacities of analytical, creative and practical thinking. |
Keywords: | Professores - Formação - Borba (AM) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Formação de professores Inteligência plena Parfor |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | OLIVEIRA, Karolayne Êndrea da Cruz. Um olhar sobre a formação de professores no curso de Pedagogia/PARFOR em Borba/AM: as contribuições para o desenvolvimento de uma inteligência plena. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8907 |
Issue Date: | 8-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_KarolayneOliveira_PPGE.pdf | Dissertação | 2.15 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.