???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8969
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas públicas educacionais que amparam práticas pedagógicas que versam sobre a valorização da mulher no estado do Amazonas
Other Titles: Public educational policies that support pedagogical practices that deal with the valorization of women in the state of Amazonas
???metadata.dc.creator???: Oriente, Silvana Barreto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Neves, Josélia Gomes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda as políticas públicas educacionais que amparam práticas pedagógicas voltadas à valorização das mulheres no Estado do Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Unidade de Humaitá - IEAA. Parte da seguinte indagação: De que modo as políticas públicas educacionais têm orientado as práticas pedagógicas para o empoderamento feminino nas escolas? Tendo como objetivo geral, analisar se/como as Políticas Educacionais voltadas para as mulheres têm fortalecido e orientado as práticas pedagógicas que visam o empoderamento feminino, a partir da análise do projeto Monumento Roxana Bonessi. Como objetivos específicos pretende-se mapear as Políticas Educacionais voltadas ao gênero feminino vigentes no cenário educacional brasileiro, tendo em vista as políticas tidas como macro (âmbito nacional) e micro (estadual e local); discutir sobre o modo como essas políticas norteiam as ações pedagógicas docentes na rede pública do Amazonas; e refletir se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estão alinhadas com essas políticas, tendo como ponto de reflexão a análise do projeto interdisciplinar Monumento Roxana Bonessi. As aproximações teóricas relacionam-se aos conceitos de políticas públicas e práticas pedagógicas Denise e Franco (2016); empoderamento feminino Berth (2020), relações de subalternidade, patriarcado e processos de resistência e valorização da mulher, Akotirene (2020); performatividade do corpo, Louro (2007) e produção de identidade, Silva (2014). O amparo metodológico tem como base a metodologia pós-crítica em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012) e que de alguma forma versam sobre os conceitos de gênero, empoderamento feminino e educação. A abordagem é de cunho qualitativo e a produção dos dados parte de uma análise bibliográfica e documental. Os resultados encontrados demonstram que ainda é possível perceber um silenciamento da escola frente aos problemas relacionados à inferiorização da mulher, pontuando marcadores de gênero, raça e classe; que a escola precisa se posicionar, a fim de que a educação oferecida promova condições igualitárias de acesso, permanência e desenvolvimento das competências e habilidades das mulheres; que as políticas públicas educacionais não orientam com clareza como os docentes podem lidar com os problemas ocasionados a partir das questões de gênero; que o movimento feminista tem se mostrado um importante aliado na inserção da pauta de gênero nas políticas educacionais e no combate ao avanço do conservadorismo na tratativa das questões de sexualidade nos documentos oficiais. Percebeu-se, ainda, que é possível abordar questões ligadas ao empoderamento da mulher a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares, articuladas, que dialoguem com as orientações da legislação em consonância com temas do cotidiano da comunidade escolar.
Abstract: The present research addresses the educational public policies that support pedagogical practices aimed at valuing women in the State of Amazonas. The research was developed in the Graduate Program in the Teaching of Sciences and Humanities (PPGECH) at the Federal University of Amazonas - UFAM, Humaitá Unit - IEAA. It starts from the following question: In what way have public educational policies been guiding pedagogical practices for female empowerment in schools? The general objective is to analyze if/how the educational policies aimed at women have strengthened and guided the pedagogical practices that aim at female empowerment, based on the analysis of the Roxana Bonessi Monument project. The specific objectives are to map the Educational Policies aimed at the feminine gender in the Brazilian educational scenario, taking into account the policies considered as macro (national scope) and micro (state and local); discuss how these policies guide the pedagogical actions of teachers in the public network of Amazonas; and reflect on whether the pedagogical practices developed by teachers are aligned with these policies, having as a reflection point the analysis of the interdisciplinary project Monument Roxana Bonessi. The theoretical approaches are related to the concepts of public policies and pedagogical practices Denise and Franco (2016); female empowerment Berth (2020), relations of subalternity, patriarchy and processes of resistance and valorization of women, Akotirene (2020); performativity of the body, Louro (2007) and identity production, Silva (2014). The methodological support is based on the post-critical methodology in Education, based on authors who move between the "Post" prefix fields brought by Meyer and Paradise (2012) and who somehow deal with the concepts of gender, female empowerment and education. The approach is qualitative and the data production is based on bibliographic and documental analysis. The results show that it is still possible to notice a silencing of the school in front of the problems related to the inferiorization of women, pointing out markers of gender, race, and class; that the school needs to position itself so that the education offered promotes equal conditions of access, permanence, and development of competences and abilities of women; that public educational policies do not clearly guide how teachers can deal with the problems caused by gender issues; that the feminist movement has been an important ally in the insertion of the gender agenda in educational policies and in the fight against the advance of conservatism in the treatment of sexuality issues in official documents. It was also perceived that it is possible to address issues related to women's empowerment from interdisciplinary and articulated pedagogical practices that dialogue with the guidelines of the legislation in line with issues of everyday life of the school community.
Keywords: Educação e Estado - Brasil
Escolas públicas - Amazonas
Violência contra as mulheres - Amazonas
Direitos das mulheres
Mulheres - Condições sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Empoderamento feminino
Violência contra mulher
Práticas pedagógicas
Roxana Bonessi
Políticas públicas educacionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: ORIENTE, Silvana Barreto. Políticas públicas educacionais que amparam práticas pedagógicas que versam sobre a valorização da mulher no estado do Amazonas. 2022.148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8969
Issue Date: 2-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SilvanaOriente_PPGECH.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.