???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbreu, Leonor Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466713720470341eng
dc.contributor.advisor1Noronha, Nelson Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444eng
dc.contributor.referee1Noronha, Nelson Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444eng
dc.contributor.referee2Joésia, Moreira Julião Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184014368070801eng
dc.contributor.referee3Terra, Guilhermina de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223150635170651eng
dc.contributor.referee4Matos, Gláucio Campos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914eng
dc.contributor.referee5Justamand, Michel-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818eng
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationABREU, Leonor Farias. Formando capital humano na Hinterlândia Amazônica: o processo de diferenciação social em Benjamin Constant/Amazonas (2004-2019). 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9079-
dc.description.resumoEste trabalho está situado na linha de pesquisa Redes, Processos e Formas de Conhecimentos, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-Universidade Federal do Amazonas, e objetivou analisar a dinâmica da formação técnica de nível médio promovida pelo poder público estadual no período 2004-2019, no município de Benjamin Constant-Amazonas, considerando o contexto socioeconômico do mercado de trabalho local e os pilares da educação que permeiam a formação do capital humano para o trabalho. A análise requereu uma discussão da formação técnica consubstanciada em políticas públicas de educação profissional estabelecidas a partir da Constituição Brasileira de 1988. A discussão está amparada na legislação educacional (nacional e estadual), na literatura contemporânea e clássica das relações entre mercado de trabalho e trabalho como princípio educativo à formação integral da pessoa. Foram mapeadas as áreas de formação técnico-profissional promovidas pelo poder público estadual no município de Benjamin Constant no período 2004-2019, averiguando se os currículos de cursos técnicos ofertados no período 2004-2019, consideraram os pilares da Educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver) como princípios necessários à formação profissional técnica de nível médio. O mapeamento foi embasado nos dados obtidos em documentos institucionais referentes às ofertas, aos currículos dos cursos e no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (1996), fazendo-se um contraponto com dados obtidos em campo com egressos de cursos técnicos, os quais expuseram suas percepções quanto à formação técnico-profissional recebida, considerando o contexto do mercado de trabalho local. O trabalho utilizou uma abordagem quali-quanti, fazendo-se uma combinação entre análise documental e análise de conteúdo. Da análise dos dados obtidos, documentais e de campo, elucidou-se a dinâmica do perfil do egresso da formação técnica de nível médio pública no município de Benjamin Constant, no período 2004-2019, relacionando os cursos ofertados aos eixos tecnológicos da EPT e ao contexto socioeconômico do mercado de trabalho local. Os resultados obtidos, no conjunto da pesquisa, considerando as condições socioeconômicas do município de Benjamin Constant (PIB, PIB per capita, mão de obra ocupada), confirmaram que a oferta de formação técnico-profissional de nível médio disponibilizada pelo poder público estadual em Benjamin Constant (2004-2019), não propiciou a formação do capital humano para o mercado de trabalho local, mas sim a possibilidade de formação no próprio município do estudante, uma vez que o mercado de trabalho local não comportava a demanda por emprego, o que resultou em um novo do perfil do egresso da formação técnica ofertada.eng
dc.description.abstractThis work is located in the line of research Networks, Processes and Forms of Knowledge, of the Post-Graduate Program Society and Culture in the Amazon - Federal University of Amazonas, and aimed to analyze the dynamics of mid-level technical educationpromoted by the state public power in the period 2004-2019, in the municipality of Benjamin Constant-Amazonas, considering the socioeconomic context of the local labor market and the pillars of education that permeate the formation of human capital for work. The analysis required a discussion of technical training embodied in public policies for professional education established from the Brazilian Constitution of 1988. The discussion is supported by educational legislation (national and state), in contemporary and classic literature on the relationship between the labor market and work as an educational principle for the integral formation of the person. The areas of technical-professional training promoted by the state government in the municipality of Benjamin Constant in the period 2004-2019 were mapped, verifying whether the curricula of technical courses offered in the period 2004-2019 considered the pillars of Education (learn to know, learn to do, learn to be, learn to live together) as necessary principles for high school technical professional training. The mapping was based on data obtained from institutional documents referring to offers, course curricula and the report of the International Commission on Education for the 21st century (1996), making a counterpoint with data obtained in the field with graduates of technical courses, who exposed their perceptions regarding the technical-professional training received, considering the context of the local labor market. The work used a quali-quanti approach, combining document analysis and content analysis. From the analysis of the data obtained, documentary and field, the dynamics of the profile of the graduate of the public high school technical training in the municipality of Benjamin Constant, in the period of 2004-2019, was elucidated, relating the courses offered to the technological axes of the EPT and the socioeconomic context of the local labor market. The results obtained, in the whole the research, considering the socioeconomic conditions of the municipality of Benjamin Constant (GDP, GDP per capita, employed workforce), confirmed that the offer of technical-professional training at a secondary level made available by the state government in Benjamin Constant (2004-2019), did not provide the formation of human capital for the local labor market, but the possibility of training in the student's own municipality, since the local labor market did not support the demand for employment, which resulted in a new profile of the graduate of the technical training offered.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59485/Tese_Leonor%20Farias%20Abreu_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59556/Tese_LeonorAbreu_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS EDUCACAO TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO ENSINO PROFISSIONALIZANTEeng
dc.titleFormando capital humano na Hinterlândia Amazônica: o processo de diferenciação social em Benjamin Constant/Amazonas (2004-2019)eng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaoNão há exatamente dificuldade com o depósito, a dificuldade é em relação ao baixo sinal de internet no município de Benjamin Constant, que torna o processo muito demorado, por não dar acesso rápido ao sistema. Mas não há dificuldade.eng
dc.description.infoO trabalho foi realizado no município de Benjamin Constant, que fica localizado no interior do Estado do Amazonas, Alto Solimões, na tríplice fronteira (Brasil/Amazonas-Colômbia e Peru).eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0016-7666eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4214-3782eng
dc.contributor.referee5orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6944-5890eng
dc.subject.userFormação Técnico-Profissionalpor
dc.subject.userTrabalhopor
dc.subject.userPilares da Educaçãopor
dc.subject.userCapital Humanopor
dc.subject.userBenjamin Constant - Amazonaspor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LeonorAbreu_PPGSCA.pdf4.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.