???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatalha, Cleuderson de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326692080579726eng
dc.contributor.advisor1Martins, Lúcia Helena Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681836743502942eng
dc.contributor.advisor-co1Martins, Ayrton Luiz Urizzi-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328eng
dc.contributor.referee1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee2Chagas, Jolemia Cristina Nascimento das-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationBATALHA, Cleuderson de Oliveira. Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9170-
dc.description.resumoInseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abordagem didática interdisciplinar, de maneira a contextualizar o ensino das ciências ambientais a partir dos saberes dos educandos e seus familiares sobre as plantas medicinais. Portanto, nos propusemos a desenvolver material didático para o ensino das ciências ambientais a partir da percepção dos educandos sobre as plantas medicinais. O estudo foi desenvolvido no IFAM Campus Tefé com os educandos da 3ª série do Curso Técnico em Administração na forma integrada. No desenvolvimento do estudo, foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas, pesquisa no âmbito de sua rede de relações sociais, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e a construção de Mural Cultural Interdisciplinar. Para analisar as informações coletadas, optou-se pela abordagem qualitativa para interpretar os valores culturais, representações, atitudes, opiniões e hábitos dos educandos e de sua rede de relações sociais. Foi identificado o saber local sobre as plantas; descrito o uso e conservação das plantas de uso medicinal; e por fim, elaborado um roteiro de atividades colaborativo interdisciplinar. O saber local sobre as plantas medicinais mostrou-se uma excelente temática de contextualização do ensino das ciências ambientais, motivadora do diálogo entre educando-educando, educando-pesquisador e educando-familiares sendo ainda geradora de conhecimentos que foram além dos muros da escola.eng
dc.description.abstractAs part of the great diversity of plant species in the Amazon Biome, medicinal plants are still widely used by local populations in the treatment of various diseases. These populations have a vast natural pharmacopoeia in their environment. Studies on these plants can provide innumerable information about the social groups that hold this knowledge and the different management and conservation strategies of these species. From this reflection, the idea arose of studying an interdisciplinary didactic approach to contextualize the teaching of environmental sciences from the knowledge of students and family members about medicinal plants. Thus, we proposed to develop didactic material for the learning of environmental sciences from the students' perception of medicinal plants. The study was developed at the IFAM Campus Tefé with students from the 3rd grade of the Technical Course in Administration integrated with High School. In the development of the study, different strategies were used, such as thematic workshops, research into its network of social relationships, conversation circles, group dynamics and the creation of an Interdisciplinary Cultural Mural. To analyze the information collected, a qualitative approach was chosen to understand the cultural values, representations, attitudes, opinions and habits of the students and their network of social relationships. We identified the local knowledge about plants; We described the use and conservation of medicinal plants; and we developed a roadmap for interdisciplinary collaborative activities. Local knowledge about medicinal plants proved to be an excellent topic to contextualize the teaching of environmental sciences, motivating dialogue between student-student, student-researcher and student-family and creating knowledge that went beyond the walls of the school.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/60833/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CleudersonBatalha_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/60835/ProdutoEducacional_CleudersonBatalha.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPlantas medicinais - Amazôniapor
dc.subjectBiodiversidade - Conservaçãopor
dc.subjectMedicina popularpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.titlePlantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userSaber localpor
dc.subject.userConservação da biodiversidadepor
dc.subject.userEnsino contextualizadopor
dc.subject.userInterdisciplinaridadepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CleudersonBatalha_PROFCIAMB.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_CleudersonBatalha.pdf7.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons