???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9237
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Filosofia e interculturalidade: um estudo sobre o ensino da filosofia na Escola Estadual Indígena Ticuna Almirante Tamandaré |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Lizandro Barboza da ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, José Alcimar de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Noronha, Nelson Matos de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nogueira, Amélia Regina Batista |
???metadata.dc.description.resumo???: | A dissertação tem como temática “Filosofia e interculturalidade: um estudo sobre o ensino da Filosofia na Escola Estadual Indígena Ticuna Almirante Tamandaré”. Indubitavelmente, a filosofia sempre fez parte das reflexões do dia a dia do ser humano, seja de forma direta ou indiretamente. A interculturalidade entra em cena como forma de mostrar a importância de conhecer, interagir e respeitar outras culturas e grupos étnicos sem deixar de lado a essência da identidade cultural. Trabalhar filosofia e interculturalidade é um desafio, tendo em vista que quando se fala em filosofia, ainda nos dias atuais há um estereótipo eurocêntrico de que somente os gregos, alemães, franceses, entre outros povos ocidentais que tem o domínio da filosofia. Porém, há no povo latino americano uma diversidade filosófica intercultural tão rica quanto outras civilizações. Assim sendo, buscamos compreender o aprendizado de filosofia e interculturalidade no ensino médio, observando os conhecimentos necessários ao pleno exercício da cidadania ao tornar o ser humano social, autônomo e inventivo na educação escolar indígena ticuna da Escola Estadual Almirante Tamandaré do município de Tabatinga/AM. O filósofo escolhido realizar este estudo das questões filosóficas interculturais foi cubano Raúl Fornet-Betancourt (1946 por já ter um trabalho sedimentado a partir das perspectivas existências e históricas em uma filosofia intercultural entre grupos étnicos. Inclui também Vera Candau por trabalhar a perspectiva intercultural crítica no ambiente escolar. Foram utilizados também como documentos norteadores a Constitutição de 1988, a LDB nº 9394/96, BNCC-EM/2018 e a Resolução nº 05 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, entre outros que nos ajudaram a entender o processo filosófico intercultural dos povos indígenas. A relevância social deste tema para a educação, é de mostrar alternativas no currículo escolar para além dos muros da escola fazendo um diálogo entre filosofia e interculturalidade. No que se refere aos estudantes, ajudou na troca de experiências e debates em sala de aula. Com relação ao instrumento metodológico optou-se pela fenomenologia para conhecer o que estava encoberto nas relações da filosofia intercultural entre professor e aluno. No primeiro momento tivemos a observação, e logo após foi produzida uma entrevista semiestruturada para os professores. Como resultados obtivemos como aspecto negativo, a falta de materiais didáticos específicos de filosofia intercultural para trabalhar em sala de aula, porém o grande avanço como fator positivo é que os professores são criativos e dinâmicos por trabalharem com os próprios materiais da natureza criando alternativas para o ensino aprendizagem de filosofia intercultural. Por fim, tivemos o produto desta dissertação que foi um livro paradidático intitulado “Filosofia Intercultural em poemas: saberes que estimulam o pensar” em que foi produzido pelo pesquisador, professores e alunos da etnia ticuna, onde é mostrada a realidade filosófica intercultural com temas que envolvem a aldeia indígena Umariaçú. |
Abstract: | The dissertation has as its theme “Philosophy and interculturality: a study on the teaching of Philosophy at the Ticuna Almirante Tamandaré Indigenous State School”. Undoubtedly, philosophy has always been part of the day-to-day reflections of human beings, either directly or indirectly. Interculturality enters the scene as a way of showing the importance of knowing, interacting and respecting other cultures and ethnic groups without neglecting the essence of cultural identity. Working philosophy and interculturality is a challenge, considering that when it comes to philosophy, even today there is a Eurocentric stereotype that only the Greeks, Germans, French, among other western peoples, have the domain of philosophy. However, there is in the Latin American people an intercultural philosophical diversity as rich as other civilizations. Therefore, we seek to understand the learning of philosophy and interculturality in high school, observing the knowledge necessary for the full exercise of citizenship by making the human being social, autonomous and inventive in the indigenous Ticuna school education of the Almirante Tamandaré State School in the municipality of Tabatinga/AM. The philosopher chosen to carry out this study of intercultural philosophical issues was Cuban Raúl Fornet-Betancourt (1946 for already having a sedimented work from the existential and historical perspectives in an intercultural philosophy between ethnic groups. It also includes Vera Candau for working the critical intercultural perspective in the school environment. The 1988 Constitution, LDB nº 9394/96, BNCC-EM/2018 and Resolution nº 05 of the National Curriculum Guidelines for Indigenous School Education in Basic Education were also used as guiding documents, among others that helped us to understand the process intercultural philosophy of indigenous peoples. The social relevance of this theme for education is to show alternatives in the school curriculum beyond the walls of the school, making a dialogue between philosophy and interculturality. With regard to students, it helped in the exchange of experiences and debates in the classroom. Regarding the methodological instrument, phenomenology was chosen to know what was hidden in the intercultural philosophy relations between teacher and student. In the first moment, we had the observation, and soon after, a semi-structured interview was produced for the teachers. As a result, we obtained as a negative aspect, the lack of specific teaching materials of intercultural philosophy to work in the classroom, but the great advance as a positive factor is that teachers are creative and dynamic because they work with nature's own materials creating alternatives for the teaching and learning intercultural philosophy. Finally, we had the product of this dissertation which was a paradidactic book entitled “Intercultural Philosophy in poems: knowledge that stimulate thinking” in which it was produced by the researcher, teachers and students of the Ticuna ethnic group, where the intercultural philosophical reality is shown with themes that involve the Umariaçú indigenous village. |
Keywords: | Filosofia - Estudo e ensino Escolas indígenas - Brasil Índios Ticuna Indígenas da América do Sul - Educação Philosophy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
???metadata.dc.subject.user???: | Filosofia Intercultural Fornet-Betancourt Educação Professor Philosophy Intercultural Fornet-Betancourt Education Teacher |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Humanas e Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Citation: | SILVA, Lizandro Barboza da. Filosofia e interculturalidade: um estudo sobre o ensino da filosofia na Escola Estadual Indígena Ticuna Almirante Tamandaré. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9237 |
Issue Date: | 7-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_LizandroSilva_PPGFILO.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License