???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBernardino, Karla Monique Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052812651792088eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353eng
dc.contributor.referee1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee2Silva, Roberto Cristóvão Mesquita-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Karla Monique Cruz. Resolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadas. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9257-
dc.description.resumoEste estudo trata-se de uma investigação sobre como utilizar o GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem de Cálculo I, atentando-se as contribuições do emprego desse software no desenvolvimento da percepção cognitiva dos alunos, diante de uma problemática relacionada às dificuldades de aprendizagem nesta disciplina. Todavia, a realidade transcende um fator que não pode ser ignorado no universo da pesquisa, ao abordar um novo direcionamento nas aulas virtuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Posto isto, inclui-se esta perspectiva como objeto de estudo da pesquisa e como pode interferir de modo positivo ou negativo no processo de ensino-aprendizagem. Esta dissertação está estruturada conforme três momentos respectivamente: levantamento literário acerca das produções educacionais desenvolvidas em campo sobre a aplicação do Cálculo I em ambiente virtual; primeiro contato do corpo discente com o software GeoGebra para o ensino de Cálculo I em um ambiente virtual; aplicação das atividades de Modelagem com o software dentro do ambiente, de forma participativa, com intuito de transpassar aos educandos os conceitos e aplicações de aprendizagem. Este processo foi avaliado via instrumentos eletrônicos, onde aplicou-se questionários para verificar como estes fatores influenciam no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inseridos nos diários de classe e entrevistas. O estudo buscou analisar e refletir sobre as implicações das situações impostas na disciplina de Cálculo I, tanto para a inserção de Modelagem através de um software quanto em relação ao ambiente virtual. O trabalho de pesquisa visa subsidiar essas aplicações práticas e atividades voltadas para o ensino de Derivadas, além de contribuir para o aprendizado da própria turma por meio de um caminho prazeroso ao estudar Cálculo. Ademais, verificou-se que o ambiente de aprendizagem que introduz investigações empíricas e tecnologias é promissor para a formação dos discentes, ao invés de tornar essa realidade mais distante. Por fim, os resultados confirmam que a Modelagem (GeoGebra) e ambientes virtuais podem se interligar de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos.eng
dc.description.abstractThis presents a study on an investigation of contributions to the use of GeoGebra work to study students' cognitive learning in a scenario with a major issue related to teaching teaching and their learning difficulties. However, reality transcends a factor that cannot be ignored in the research universe, when approaching a new direction in virtual classes using ICTs. That said, this perspective as an object of study includes research and how it can interfere in a positive way or in the teaching-learning process is negative. The division of the steps will be fragmented into three segments where preliminarily a literary study will be carried out about the productions carried out in the field and application of the virtual environment, highlighting the first contact of the student body with the GeoGebra Calculus I software in a virtual one; and apply as modeling activities with the Software within the environment in a participatory way in order to transfer to students the concepts and learning applications, respectively. The process will be evaluated electronically, where the cognitive instruments will be evaluated as important factors, this process of cognitive development will be inserted in the instruments of evaluation of the class and of the interview. The study analyzes and reflects on the implications of the software application conditions, both for the insertion of the modeling and in relation to the virtual environment. The research work with these practical applications and possibilities of use to apply the teaching of the class that will contribute to the learning of the class that will contribute to the learning of the class that can also contribute to the learning of the class as well as to learn and to discover in a path to teaching the beneficiaries themselves. In addition to verifying the learning environment and that technology is distant, it is possible that virtual environments can collaborate with reality and that virtual environments can collaborate with this reality more. Finally, the results confirm: Modeling (GeoGebra), Virtual environments can be interconnected in order to contribute to the students' learning process.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/62514/Disserta%c3%a7%c3%a3o_KarlaBernardino_PPGCIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGeoGebra (Software)por
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicaspor
dc.subjectSoftware educacionalpor
dc.subjectCálculo - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleResolução de problemas e tecnologias digitais de informação e comunicação em um ambiente virtual: uma proposta para o ensino de derivadaseng
dc.title.alternativeProblem solving and digital information and communication technologies in a virtual environment: a proposal for teaching derivativespor
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userGeoGebrapor
dc.subject.userCálculo Ipor
dc.subject.userAprendizagempor
dc.subject.userAmbiente virtualpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_KarlaBernardino_PPGCIM.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons