???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Maria Sônia Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790389526959136eng
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Mendonça de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644eng
dc.contributor.advisor-co1Brito, Rosa Mendonça-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644eng
dc.contributor.referee1Luiz Carlos Cerquinho de Brito, Luiz Carlos Cerquinho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257eng
dc.contributor.referee2Fraga, Maria da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3775329772040020eng
dc.contributor.referee3Guimarães, Oziris Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7520078339141792eng
dc.contributor.referee4Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808eng
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Sônia Souza de. As orientações da Base Nacional Comum Curricular e as implicações no processo ensino/aprendizagem em contexto de vulnerabilidade social. 2022. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022..eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9320-
dc.description.resumoA vida e a história nos mostram que a educação como atividade consciente, intencional, como um processo individual-social, de inter-relacionamento mútuo e contínuo, objetiva sempre o aperfeiçoamento do homem em sociedade e por meio da sociedade pode ser caracterizada como aprendizagem e, também, como vivências. No bojo da educação formal, a aprendizagem, a nosso ver, deve ocupar a centralidade das ações pedagógicas através da inter-relação professor-aluno. Foi em função desse entendimento e com o objetivo de verificar e compreender como estava ocorrendo o processo ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola municipal Professora Sara Barroso, situada em contexto de vulnerabilidade na Zona Norte de Manaus, a partir da implementação do novo Currículo Escolar Municipal – CEM, em atendimento às orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O caminho metodológico da pesquisa esta orientado pelos princípios da fenomenologia do tipo Estudo de Caso. Realizamos pesquisas: teórica, documental, legal e empírica, tendo como instrumento de coleta das informações a entrevista semiestruturada com os professores, coordenadores pedagógicos e diretor e a observação. Para análise qualitativa e interpretação das informações utilizamos os princípios da hermenêutica como meio para a compreensão do problema estudado. Ao fim do estudo nos é possível dizer que a tese levantada “a priori” e confirmada a posteriori que: Os educandos-criança da Escola Sara Barroso estão concluindo (2019/2022) os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sem a aquisição das aprendizagens necessárias para esta etapa de ensino.eng
dc.description.abstractLife and history show us that education as a conscious, intentional activity, as an individual-social process, of mutual and continuous interrelationship, always aims at the improvement of man in society and through society can be characterized as learning and , also as experiences. In the core of formal education, learning, in our view, should occupy the centrality of pedagogical actions through the teacher-student interrelationship. It was based on this understanding and with the objective of verifying and understanding how the teaching-learning process was taking place in the Early Years of Elementary Education at the municipal school Professora Sara Barroso, located in a context of vulnerability in the North Zone of Manaus, from the implementation of the new Municipal School Curriculum – CEM, in compliance with the guidelines of the National Common Curricular Base – BNCC. The methodological path of the research is guided by the principles of phenomenology of the Case Study type. We carried out research: theoretical, documental, legal and empirical, using semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinators and principal and observation as an instrument for collecting information. For qualitative analysis and interpretation of information, we used the principles of hermeneutics as a means of understanding the studied problem. At the end of the study, it is possible to say that the thesis raised “a priori” and confirmed a posteriori that: The child learners at the Sara Barroso School are completing (2019/2022) the Initial Years of Elementary Education, without acquiring the necessary learning for this teaching stage.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/64386/Tese_MariaSoniaOliveira_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessores de educação infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAs orientações da Base Nacional Comum Curricular e as implicações no processo ensino/aprendizagem em contexto de vulnerabilidade socialeng
dc.typeTeseeng
dc.description.infoSim! É um tema que reflete a realidade da educação brasileira, embora tenha sido um "Estudo de Caso" em uma escola municipal da cidade de Manaus.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9249-4559.eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9249-4559.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8381-3853eng
dc.subject.userEnsino-aprendizagempor
dc.subject.userEducando-criançapor
dc.subject.userAnos iniciaispor
dc.subject.userVulnerabilidadepor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MariaSoniaOliveira_PPGE.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.