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dc.creatorRodrigues, Vanessa Machado-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F3ECD910426DD935768BA227EC14806A#eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee1Cavalcante Neto, Jorge Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4175589263683027eng
dc.contributor.referee2Santos, João Otacílio Libardoni dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973eng
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Vanessa Machado. Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9383-
dc.description.resumoO Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta negativamente a aquisição e o desempenho de habilidades motoras. As dificuldades em habilidades motoras de estabilização, locomoção e manipulação são traduzidas pela morosidade, desajeitamento e/ou inaptidão no desempenho, causando interferência nas atividades da vida diária e atividades de vida escolar. A dificuldade/incapacidade na execução de tarefas comuns a criança em idade escolar pode causar prejuízos na aprendizagem (como escrever, colorir), atraso no ano letivo, sentimentos negativos (frustração, ansiedade, depressão, entre outros), a privação de participar em atividades individuais e/ou em grupo. Nosso objetivo foi conhecer a prevalência de escolares com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC) em um município da região do Médio Amazonas. Participaram 200 escolares dos anos iniciais entre 7 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, de três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itacoatiara/AM. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Lista de Checagem do MABC-2. Os resultados indicaram que 24% foram identificadas com o pTDC e 76% dos escolares não apresentaram o indicativo de pTDC. Dentre o grupo com pTDC, 16% dos participantes investigados apresentaram pTDC moderado, enquanto 8% apresentaram o pTDC severo. Adicionalmente, identificamos no grupo com pTDC uma maior prevalência no sexo masculino e nas idades mais precoces (7 e 8 anos) com relação às idades mais avançadas (9 e 10 anos). A identificação da prevalência é o primeiro passo em busca da inclusão, por meio da orientação e auxílio às famílias e aos atores pedagógicos para o atendimento das necessidades educacionais específicas dessa população.eng
dc.description.abstractDevelopmental Coordination Disorder (DCD) negatively affects the acquisition and performance of motor skills. Difficulties in motor skills of stabilization, locomotion and manipulation are translated by slowness, clumsiness and/or ineptitude in performance, causing interference in activities of daily living and school life activities. The difficulty/inability to perform tasks common to school-age children can cause impairments in learning (such as writing, coloring), delay in the school year, negative feelings (frustration, anxiety, depression, among others), deprivation of participating in individual activities and/ or in a group. Our objective was to find out the prevalence of students with probable developmental coordination disorder (pDCD) in a municipality in the Middle Amazon region. Participated 200 students from the initial years between 7 and 10 years old, of both sexes, from three schools of the municipal teaching network of the city of Itacoatiara/AM. As data collection instruments, the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) and the MABC-2 Checklist were used. The results indicated that 24% were identified with the pTDC and 76% of the students did not show the pTDC indicator. Among the pTDC group, 16% of the investigated participants had moderate pDCD, while 8% had severe pTDC. Additionally, we identified in the group with pDCD a higher prevalence in males and at earlier ages (7 and 8 years old) in relation to more advanced ages (9 and 10 years old). Identifying the prevalence is the first step towards inclusion, through guidance and assistance to families and pedagogical actors to meet the specific educational needs of this population.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/65737/Disserta%c3%a7%c3%a3o__VanessaRodrigues_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação inclusiva - Manaus (AM)por
dc.subjectInclusão escolar - Manaus (AM)por
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleIdentificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusivaeng
dc.title.alternativeIdentification of probable development coordination disorder in school schools: first insertions in the Middle Amazon region in the light of inclusive education.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5006-7076eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8396-2410eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1048-8164eng
dc.subject.userTranstornos das habilidades motoraspor
dc.subject.userEducação inclusivapor
dc.subject.userPrevalênciapor
dc.subject.userSaúde da criançapor
dc.subject.userContexto amazônicopor
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