???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos. |
???metadata.dc.creator???: | Sousa, Jhonata Monteiro de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Kienen, João Gustavo |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Cernev, Francine Kemmer |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, Irlane Maia de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa se estabelece numa proposta de projeto pedagógico na Escola Estadual Josué Claúdio de Souza. O objetivo foi investigar estratégia de educação musical escolar de forma colaborativa, exploratória e integradora visando a valorização da cultura amazônica. Para compor a fundamentação teórica desse trabalho temos os pedagogos musicais Murray Schafer e Émile Jaques-Dalcroze. A prática da escuta ativa é aplicada a composição musical Cobra Grande de Waldemar Henrique, entende-se como escuta ativa o processo de internalização sonora dos participantes do projeto e seu feedback por meio escrito ou sonoro. Como resultado temos uma produção audiovisual por meio da releitura musical da canção Cobra Grande com a utilização dos elementos sonoros disposto aos participantes. |
Abstract: | This research is established in a proposal for a pedagogical project at the Josué Claúdio de Souza State School. The objective was to investigate a strategy for school music education in a collaborative, exploratory and integrative way, aiming at valuing the Amazonian culture. To compose the theoretical foundation of this work we have the musical pedagogues Murray Schafer and Émile Jaques-Dalcroze. The practice of active listening is applied to the musical composition Cobra Grande by Waldemar Henrique. Active listening is understood as the process of sound internalization of project participants and their feedback through written or sound means. As a result, we have an audiovisual production through the musical reinterpretation of the song Cobra Grande using the sound elements available to the participants. |
Keywords: | Música na escola - Instrução e estudo Prática musical Ritmo - Instrução e estudo |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Ensino Musical Ritmo Escrita musical Arte contemporânea Educação básica |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | SOUSA, Jhonata Monteiro de. Práticas musicais na educação básica: registros sonoros e a escrita musical a partir de métodos ativos. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9418 |
Issue Date: | 10-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_JhonataSousa_PROFARTES.pdf | 874.03 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.