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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
???metadata.dc.creator???: Silva, Jurandir dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Henrique dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Massabni, Vânia Galindo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Jorge Almeida
???metadata.dc.contributor.referee3???: Chaves, Joselisa Maria
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em seu desenvolvimento, discentes dos cursos da modalidade subsequentes do Instituto Federal do Amazonas, campus Humaitá. Com esta pesquisa experimental nos propusemos a identificar como os métodos ativos podem influenciar no ensino e na aprendizagem das Temáticas Ambientais. Com os resultados do experimento e oficinas, desenvolveu-se um produto na forma de uma sequência didática que orienta uma prática pedagógica de diálogo com as Ciências Ambientais. Para a parte experimental do estudo, optou-se por abordagens de análises qualitativas, multivariadas e exploratórias. Para o desenvolvimento das oficinas de ensino tomou-se como base os métodos ativos de aprendizagens. As atividades didáticas baseadas em projeto ocorreram em formato de trabalhos interativos, colaborativos e com uso de ferramentas tecnológicas digitais. Os resultados analisados da forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicam pontos relevantes e cenário favorável baseado na utilização de sequências didáticas, aplicada a partir de métodos ativos de aprendizagens, bom planejamento e utilização de recursos tecnológicos. Os impactos positivos do projeto aplicado permitiram aos discentes um melhor rendimento e maior motivação para os estudos, quando comparados ao grupo controle, além de uma visão crítica e atualizada a realidade que os cerca, marcada pela problemática e os impactos socioambientais do garimpo no leito do rio Madeira.
Abstract: The use of active learning methods and the application of different didactic activities distributed in several stages having as a context the theme of gold panning in the Amazon allowed the idealization of a Technological-Educational Technical product for the teaching of Environmental Sciences. The work was conducted in a project format using different technological tools and the applications of the project and problem-based learning. With this experimental research, we set out to identify how active methods can influence the teaching- learning of environmental themes. With the results of the experiment and workshops, a product was developed as a didactic sequence that guides a pedagogical practice of dialogue with Environmental Sciences. For the experimental part of the present research study, qualitative, multivariate and exploratory analysis approaches were chosen. For the development of the teaching workshops, active learning methods were used as a basis. The didactic activities based on projects took place in the form of interactive, collaborative works and with the use of digital technological tools. The results were analyzed in a qualitative way, with content and documentary analysis and documents, indicating relevant points and a favorable scenario based on the use of didactic sequences, applied from active learning methods, good planning and technological resources. The evaluations out indicate a favorable scenario for the use of didactic sequences applied from active learning methods, good planning, and technological resources. The positive impacts of the applied project allowed the students a better performance and greater motivation for their studies, when compared to the control group, in addition to a critical and updated view of the reality that surrounds them, marked by the problem and the socio- environmental impacts of mining in the bed. of the Madeira River.
Keywords: Garimpo - Pesquisa - Humaitá (AM)
Ciência - Estudo e ensino - Humaitá A(M)
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Meio Ambiente
Conservação
Ensino
Garimpo
Rio Madeira
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SILVA, Jurandir dos Santos. Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9426
Issue Date: 20-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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