???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Elexandra Vinhork-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234171305385684eng
dc.contributor.advisor1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Eulina Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Maria Eliane Oliveira-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Elexandra Vinhork. Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9448-
dc.description.resumoA presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazonas. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. Participaram da pesquisa professores que lecionam em turmas multisseriadas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental situadas nas escolas ribeirinhas e estradas. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e a observação. A partir da análise os professores consideram que a formação continuada emerge como primordial ao trabalho profissional que desenvolvem na Educação Básica no Campo, tendo em vista que é por meio da formação continuada que constrói diferentes saberes e amplia o horizonte de suas práticas educativas e pedagógicas na escola; Quanto ao processo de formação continuada de professores do campo, evidencia-se fragilidades da secretaria municipal de educação acerca da materialização de políticas com formação especificas para a educação do campo. Apesar de alguns educadores ter dado continuidade de seu processo de formação profissional, ainda assim observa-se a ausência de formação para lidar com as particularidades do contexto do campo. E, neste contexto, observamos o quanto é imprescindível uma formação profissional pautada nos princípios de uma formação para a educação do campo.eng
dc.description.abstractThe present dissertation with the theme “Experiences and journeys of rural teachers through continuing education”. It aims to analyze the process of continuing education of rural teachers who work in multigrade schools (Elementary School I and II) of the municipal education network of Humaitá-Amazonas. In terms of methodological parameters, it is based on Stephen Ball's qualitative approach and policy cycle approach. Teachers who teach in multigrade classes in the Early and Final Years of Elementary School, located in riverside schools and roads, participated in the research. As a technique for data construction, semi-structured interviews were used with 9 educators. Therefore, for the research participants, continuing education is essential to the professional work they develop in Basic Education in the Field, considering that it is through continuing education that professionals build different knowledge and broaden the horizon of their educational practices and pedagogical practices at school. With regard to the process of continuing education of rural teachers, we evidenced the fragility in the municipality regarding the materialization of policies with specific training for rural education. Although some educators have continued their professional training process, there is still a lack of training to deal with the particularities of the field context. And, in this context, we observe how essential professional training based on the philosophical principles and ideas of field training is.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66508/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ElexandraNogueira_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores de educação ruralpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleVivências e travessias de professores do campo pela formação continuadaeng
dc.title.alternativeExperiences and journeys of rural teachers through continuing educationeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userFormação continuadapor
dc.subject.userMultisseriadopor
dc.subject.userPrática docentepor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ElexandraNogueira_PPGECH.pdfPPGECH1.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons