???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSena, Ananda Nazaré do Rosario Ribeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755537780639961eng
dc.contributor.advisor1Santos, João Otacilio Libardoni dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973eng
dc.contributor.referee1Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676eng
dc.contributor.referee2Schmidt, Carlo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847eng
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationSENA, Ananda Nazaré do Rosario Ribeiro de. Acesso, permanência e práticas pedagógicas na escolarização de crianças com autismo na Educação Infantil de Parintins/AM. 2023.156 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9625-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o acesso, permanência e as práticas pedagógicas de professores na escolarização de crianças com transtorno do espectro autista no município de Parintins/AM. Enquanto objetivo, busca-se analisar como ocorre o processo de escolarização de crianças com autismo na educação infantil na referida localidade. Delineou-se, então, os seguintes objetivos: investigar o acesso e a permanência da criança com autismo na educação infantil; conhecer como ocorre a articulação pedagógica entre a sala comum e a sala de recursos multifuncionais; descrever como ocorrem as mediações pedagógicas na sala de recursos multifuncionais e na sala comum para crianças com autismo. O campo teórico passeia por entre Alves (2017), Anjos (2019), Aranha (2005), Cunha (2020), Dias (2018), Mantoan (2015), Mota (2020), assim como a leitura de leis como Constituição Federal de 88, LDB, Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O percurso metodológico, segue a via de uma pesquisa qualitativa (MYNAIO, 2001) de caráter descritivo (TRIVIÑOS, 1987) para um estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2018) e ancora nos pressupostos filosóficos do Materialismo Dialético (TRIVIÑOS, 1987). Como técnicas para coleta de dados utiliza-se a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), entrevista semiestruturada (SEVERINO, 2007) e a observação direta (LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Para a análise de dados, constituiu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os sujeitos da pesquisa foram 12 professores, sendo 4 atuantes na sala de recursos multifuncionais e 8 da sala comum. Tanto os centros infantis quanto os professores sujeitos da pesquisa receberam nomes fictícios a modo de que tivessem as suas verdadeiras identidades preservadas. Os nomes escolhidos fazem parte da cultura amazônica, podendo ser flores, tipos de madeiras e/ou cores que representam a nossa diversidade. Com os resultados, evidenciamos que o acesso, a permanência e as práticas pedagógicas na escolarização de crianças com autismo na educação infantil de Parintins/AM apresentam as suas contradições, inerentes às questões sociais, culturais, políticas e econômicas que fazem parte do processo educativo e da própria relação do homem com a sociedade. As crianças com autismo estão sendo matriculadas em escolas regulares, tratados aqui como centros de educação infantil, e ao adentrar o ensino público de Parintins, a criança passa a ser atendida tanto por um professor da sala regular como tem direito a participar do Atendimento Educacional Especializado – AEE, assim como preconiza as políticas públicas de educação especial. Porém, a forma como estão sendo desenvolvidas essas atividades tem fugido do que postulam as políticas públicas sociais e educacionais.eng
dc.description.abstractThis work deals with the access, permanence and pedagogical practices of teachers in the schooling of children with autism spectrum disorder in the city of Parintins/AM. As an objective, we seek to analyze how the schooling process of children with autism occurs in kindergarten in that locality. The following objectives were then outlined: to investigate the access and permanence of children with autism in early childhood education; get to know how the pedagogical articulation between the common room and the multifunctional resource room occurs; describe how pedagogical mediations occur in the multifunctional resource room and in the common room for children with autism. The theoretical field walks through Alves (2017), Anjos (2019), Aranha (2005), Cunha (2020), Dias (2018), Mantoan (2015), Mota (2020), as well as the reading of laws such as the Federal Constitution de 88, LDB, National Policy on Special Education from the perspective of Inclusive Education (2008). The methodological path follows the path of a qualitative research (MYNAIO, 2001) of a descriptive nature (TRIVIÑOS, 1987) for a case study (LÜDKE; ANDRÉ, 2018) and anchors in the philosophical assumptions of Dialectical Materialism (TRIVIÑOS, 1987). As data collection techniques, document analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), semi-structured interview (SEVERINO, 2007) and direct observation (LÜDKE; ANDRÉ, 2018) are used. For data analysis, Bardin's Content Analysis (2011) was used. The research subjects were 12 teachers, 4 working in the multifunctional resource room and 8 in the common room. Both the children's centers and the research subject teachers received fictitious names so that their true identities were preserved. The names chosen are part of the Amazonian culture, and may be flowers, types of wood and/or colors that represent our diversity. With the results, we showed that access, permanence and pedagogical practices in the schooling of children with autism in early childhood education in Parintins/AM present their contradictions, inherent to the social, cultural, political and economic issues that are part of the educational process and of man's relationship with society. Children with autism are being enrolled in regular schools, treated here as early childhood education centers, and when entering public education in Parintins, the child begins to be attended both by a regular classroom teacher and has the right to participate in Specialized Educational Assistance – AEE, as well as the public policies for special education. However, the way in which these activities are being carried out has deviated from what social and educational public policies postulate.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68382/DiSS_AnandaSena_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAutismo em crianças - Educaçãopor
dc.subjectTranstornos do espectro autista em crianças - Educaçãopor
dc.subjectEducação inclusiva - Parintins (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAcesso, permanência e práticas pedagógicas na escolarização de crianças com autismo na Educação Infantil de Parintins/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoSão muitas informações que precisam ser colocadas e algumas não ficam muito claras.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1048-8164eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5647-2141eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4776-2155eng
dc.subject.userAcessopor
dc.subject.userPermanênciapor
dc.subject.userPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.userAutismopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiSS_AnandaSena_PPGE.pdf2.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.