???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9717
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
???metadata.dc.creator???: Machado, Eduardo Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Marcos André Braz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Fernando Alves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Angela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geografia, suas possibilidades e desafios diante da realidade amazônica. Para tal, foi aplicado um questionário de maneira quantitativa, para professores de Geografia que já atuam ou já atuaram lecionando. Foi aplicado questionário online via Google Forms onde 27 professores responderam, e os dados obtidos foram analisados e correlacionados entre si. Foi possível identificar que os professores têm interesse e acreditam na relevância da apropriação e do uso da realidade virtual em sala de aula no ensino de Geografia. A pesquisa mostra também, positivamente, a possibilidade e a intenção do uso deste recurso pela maioria dos professores.
Abstract: Information an communications technologies are part of society's daily life, and Geography educators are part of this digital dynamic. This research aimed to analyze the use of virtual reality interaction in the development of pedagogical practices focused on geography, its possibilities and challenges in the face of the Amazonian reality. To this end, a quantitative questionnaire was applied to Geography teachers for state and public schools in the state of Amazonas. An online questionnaire was applied via Google Forms where 27 teachers responded, and the data obtained were analyzed and correlated with each other. It was possible to identify that teachers are interested and believe in the relevance of appropriating and using virtual reality in the classroom in teaching Geography. The survey also shows, positively, the possibility and intention of using this resource by most teachers.
Keywords: Realidade virtual na educação
Realidade virtual - Geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
???metadata.dc.subject.user???: TIC
Google Cardboard
Práticas Pedagógicas
Ensino de Geografia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MACHADO, Eduardo Alves. O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação. 2023. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9717
Issue Date: 23-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EduardoMachado-PPGECH.pdf941.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.