???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Fabiann Matthaus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3769505772789674 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães Netto, José Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 | eng |
dc.contributor.referee1 | Frota, Vitor Bremgartner da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 | eng |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Disney Douglas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 | eng |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Fabiann Matthaus Dantas. Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834 | - |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor importante para a compreensão de cálculos mais avançados. Mediante o cenário atual onde o Ensino a Distância (EaD) tem se tornado uma necessidade, os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) oferecem uma alternativa para o estudo individualizado, entretanto para a construção do conhecimento muitas vezes é necessário uma mediação na aprendizagem. A Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) oferecem suporte pedagógico focado na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apoiar o desenvolvimento do conhecimento em Trigonometria, por meio de um STI denominado Curumim, inserindo o professor como agente ativo neste processo. Para validação do sistema foram realizados Estudos de Caso com professores e alunos, sendo primeiro feito Testes de Usabilidade e posteriormente uma pesquisa de intervenção com os estudantes em laboratório. Os resultados demonstraram que a ferramenta contribui para o ensino ficando evidente a aceitação dos estudantes e professores, promovendo uma prática que incentiva os alunos na construção do conhecimento produzindo assim impacto positivo nos resultados acadêmicos. | eng |
dc.description.abstract | Nowadays, the learning of Mathematics is a fundamental part in the development of the human being and in this context lies Trigonometry. The study of trigonometry links algebraic, geometric, and graphical thinking, serving as an important precursor to a more advanced understanding of computing. Due to the current scenario where Distance Learning (DL) has become a necessity, Intelligent Tutoring Systems (ITS) offer an alternative for individualized study, however, for the construction of knowledge, a mediation in learning is often necessary. The Theory of Mediated Learning Experiences (MLE) offers pedagogical support focused on mediating and addressing learning problems. In this context, this research was developed with the aim of supporting the development of knowledge in Trigonometry, through an ITS called Curumim, inserting the teacher as an active agent in this process. To validate the system, Case Studies were carried out with teachers and students, the first one being Usability Tests and later an intervention research with students in the laboratory. The disappointing results that the tool contributes to teaching, making evident the acceptance of students and teachers, promoting a practice that encourages students to build knowledge, thus producing a positive impact on academic results. | eng |
dc.description.sponsorship | . | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/70881/DISS_FabiannBarbosa_PPGI.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Informática | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Projeto de sistemas | por |
dc.subject | Trigonometria - Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO | eng |
dc.title | Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria | eng |
dc.title.alternative | Curumim: an intelligent tutor system as a tool for learning trigonometry | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Sistema tutor Inteligente | por |
dc.subject.user | Ensino de trigonometria | por |
dc.subject.user | Matemática | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Informática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_FabiannBarbosa_PPGI.pdf | 21.79 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.