???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9836
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAragão, Roberth Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947033171589496eng
dc.contributor.advisor1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441eng
dc.contributor.referee2Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303eng
dc.contributor.referee3Luna, Rita Esther Ferreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3807042671218885eng
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationARAGÃO, Roberth Cavalcante. Como o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemia. 2023. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9836-
dc.description.resumoEm meio a um dos epicentros da pandemia de Covid-19 no Brasil, esta pesquisa científica tomou à análise o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM) e a formação do/a Arquiteto/a e Urbanista em cenário pandêmico. A investigação que conferiu corpo a esta dissertação se ocupou da (s) influência (s) das tomadas de decisões políticas em níveis federal, estadual, municipal e institucional na formação do/a arquiteto/a e urbanista da UFAM durante a pandemia e a relação entre formar um/a arquiteto/a em um período atípico. A luz disso, a problemática desta pesquisa baseia-se em tentar entender como e quais foram as medidas políticas tomadas pela direção da Faculdade de Tecnologia (FT) e da Coordenação do curso de arquitetura e urbanismo para com o curso no cenário pandêmico? Desta forma, as questões que norteiam a pesquisa são: Como foi o processo de formação do/a arquiteto/a e urbanista na UFAM durante a pandemia de Covid-19? Quais as tomadas de decisões realizadas, no âmbito da formação, pela universidade e o colegiado do curso de arquitetura e urbanismo durante a pandemia? Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como se deu a formação do/a arquiteto/a e urbanista no interior da UFAM, entre 2020 e 2022, em cenário atípico. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) caracterizar as medidas político-institucionais tomadas pela UFAM durante a pandemia; b) analisar as tomadas de decisão do colegiado do curso de arquitetura e urbanismo frente ao período pandêmico; e c) compreender o ressurgimento das discussões relacionadas ao ensino de arquitetura e urbanismo em modalidade de ensino EAD e a medida emergencial do ensino remoto, com base nos posicionamentos das entidades de classe e ensino. Com base no atual cenário, a pesquisa busca apresentar dados bibliográficos e documentais analisados, através de um Inventário Documental e Revisão de Literatura Integrativa (RLI) como o design metodológico, permeando ações estruturadas e reflexivas que nortearão as prováveis discussões para caminhos ou descaminhos em torno da formação do arquiteto e urbanista pós pandemia.eng
dc.description.abstractAmid one of the epicenters of the Covid-19 pandemic in Brazil, this scientific research analyzed the Architecture and Urbanism Course at the Faculty of Technology in the Federal University of Amazonas (FT/UFAM) and the formation of Architect and Urbanist in a pandemic scenario. The investigation that gave body to this dissertation dealt with the influence(s) of political decision-making at the federal, state, municipal and institutional levels in the formation of the architect and urbanist of UFAM during the pandemic and the relationship between training an architect in an atypical period. Considering this, the problem of this research is based on trying to understand how and what were the political measures taken by the direction of the Faculty of Technology (FT) and the Coordination of the architecture and urbanism course towards the course in the pandemic scenario? Therefore, the questions that guide the research are: How was the training process of the architect and urbanist at UFAM during the Covid-19 pandemic? What decisions were made, in terms of training, by the university and the collegiate of the architecture and urbanism course during the pandemic? In view of the above, the general objective of the research is to understand how the formation of the architect and urban planner took place within UFAM, between 2020 and 2022, in an atypical scenario. The specific objectives of this research are: a) to characterize the political-institutional measures taken by UFAM during the pandemic; b) analyze the decision-making of the collegiate of architecture and urbanism course in the face of the pandemic period; and c) understand the resurgence of discussions related to the teaching of architecture and urbanism in the distance learning modality and the emergency measure of remote teaching, based on the positions of class and teaching entities. Based on the current scenario, the research seeks to present analyzed bibliographic and documental data, through a Documental Inventory and Integrative Literature Review (RLI) as the methodological design, permeating structured and reflective actions that will guide the probable discussions for paths or deviations around of post-pandemic architect and urban planner training.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70957/DISS_RoberthArag%c3%a3o_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectArquitetura - Formaçãopor
dc.subjectArquitetos - Formaçãopor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMOeng
dc.titleComo o/a Arquiteto/a se forma em cenário atípico? Tomadas de decisões institucionais e transformações no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAM durante a pandemiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9041-1476eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7735-8380eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0121-0416eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9815-6027eng
dc.subject.userArquiteturapor
dc.subject.userFormaçãopor
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userPandemiapor
dc.subject.userEnsino Superiorpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RoberthAragão_PPGE.pdf14.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.